Lá vem o Enem 2021

Por G1 PB


'Lá Vem o Enem': confira dicas de como resolver questões de matemática

'Lá Vem o Enem': confira dicas de como resolver questões de matemática

Uma das principais preocupações de quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a área de exatas. Pensando nisso, o Lá Vem o Enem desta segunda-feira (30), exibido durante o Bom Dia Paraíba, convidou o professor de matemática Ronaebson Ferreira para explicar algumas regras com exemplos do dia-a-dia.

O professou explicou sobre a regra de 3, fundamental para resolver muitas questões de matemática. Para facilitar a compreensão, ele utilizou como exemplo a quantidade de quilômetros que um tanque de gasolina pode fazer.

Para começar, é necessário entender os conceitos de autonomia e consumo. O primeiro diz respeito à capacidade de deslocamento por litro que um veículo possui. O segundo é sobre o gasto para um deslocamento.

No exemplo, se um carro tem a autonomia de 12 km por litro, e o tanque possui capacidade de 50 litros, quantos quilômetros o automóvel rodará com o tanque cheio? O professor explica que o cálculo é feito multiplicando meios pelos extremos. O resultado final é 600 km.

Professor Ronaebson Ferreira explica regras da matemática com exemplos do dia-a-dia — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

VÍDEOS: tudo sobre o Lá Vem o Enem 2021

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!