Lá Vem o Enem 2020

Por G1 PB


Salvador Dalí — Foto: Globo Repórter

O professor de português Erik Anderson elaborou um simulado para os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As questões são sobre vanguardas europeias.

Antes do simulado, o professor Erik explicou o assunto, que pode cair no Exame em janeiro. Assista à videoaula e faça o teste.

  1. (Enem) O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

    • painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
    • horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
    • uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
    • esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
    • uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.
  2. (Enem) “Todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dalí.” (Salvador Dalí, 1996). Assim escreveu o pintor dos “relógios moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse artista excêntrico deu apoio ao general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e, por esse motivo, foi afastado do movimento surrealista por seu líder, André Breton. Dessa forma, Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação dos sonhos e nos estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação paranoico”. Esse método era constituído por textos visuais que demonstram imagens

    • do fantástico, impregnado de civismo pelo governo espanhol, em que a busca pela emoção e pela dramaticidade desenvolveram um estilo incomparável.
    • do onírico, que misturava sonho com realidade e inconsciente como um universo único ou pessoal.
    • da linha inflexível da razão, dando vazão a uma forma de produção despojada no traço, na temática e nas formas vinculadas ao real.
    • do reflexo que, apesar do termo "paranoico", possui sobriedade e elegância advindas de uma técnica de cores discretas e desenhos precisos.
    • da expressão e intensidade entre o consciente e a liberdade, declarando o amor pela forma de conduzir o enredo histórico dos personagens retratados.
  3. (Enem) O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a)

    • justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
    • crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.
    • construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.
    • processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.
    • procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.
  4. (Enem) O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela

    • pintura de modelos em planos irregulares.
    • mulher como temática central da obra.
    • cena representada por vários modelos.
    • oposição entre tons claros e escuros.
    • nudez explorada como objeto de arte.
  5. (Enem) Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranoia ou Mistificação, abaixo. Em qual das obras nas opções a seguir identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?

    • A Boba
    • Nossa Senhora Auxiliadora
    • Santa Ceia
  6. (Enem) A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de elementos do cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para

    • o desejo do eu lírico de resgatar a movimentação dos centros urbanos, o que revela sua nostalgia com relação à cidade.
    • a percepção do caráter efêmero da vida, possibilitada pela observação da aparente inércia da vida rural.
    • a opção do eu lírico pelo espaço bucólico como possibilidade de meditação sobre a sua juventude.
    • a visão negativa da passagem do tempo, visto que esta gera insegurança.
    • a profunda sensação de medo gerada pela reflexão acerca da morte.
  7. O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro 'O mamoeiro', identifica-se que, nas artes plásticas, a

    • imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
    • forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
    • natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
    • imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
    • forma apresenta contornos e detalhes humanos.
  8. (Enem) Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas

    • buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
    • defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
    • representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
    • mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
    • buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.
  9. Oswald de Andrade pertenceu à primeira fase do Modernismo brasileiro, um movimento literário que apresentava as características:

    • Linguagem objetiva que buscava a contenção dos sentimentos e a perfeição formal. Com a pretensão de ser universal, seus principais temas foram a natureza, o tempo, o amor, objetos de arte e a própria poesia.
    • Simplicidade da linguagem, saudosismo, subjetivismo, sentimentalismo, idealização da natureza e o nacionalismo.
    • Desrespeito ao rigor gramatical, liberdade temática, humor misturado ao lirismo, ironia e fragmentação da sintaxe.
    • Subjetivismo, linguagem vaga e fluida, cultivo do soneto e de outras formas fixas do poema, retomada de elementos da tradição romântica e misticismo.
    • Rompimento com a estrutura discursiva do verso tradicional, utilização de materiais gráficos e visuais, aliterações e neologismos.

As videoaulas do Lá Vem o Enem 2020, realizadas em parceria com a FPB, com temas que podem ser abordados na prova, vão ser publicadas toda quarta-feira no G1 Paraíba, e um simulado sobre o mesmo assunto estará disponível na sexta-feira seguinte para testar os conhecimentos do candidato.

O Lá Vem o Enem 2020 é uma realização da Rede Paraíba de Comunicação, com conteúdos veiculados no G1 Paraíba, TVs Cabo Branco e Paraíba, CBN Paraíba e Jornal da Paraíba.

Reveja as videoaulas do Lá Vem o Enem

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