Lá Vem o Enem 2020

Por G1 PB


Videoaula de matemática ensina sobre função quadrática

Videoaula de matemática ensina sobre função quadrática

O professor de matemática Cícero Demétrio apresentou uma videoaula especial para o Lá Vem o Enem 2020 sobre função quadrática, cujo o gráfico é sempre uma parábola. Assunto comum no Enem, saber como aplicar sua fórmula é essencial para uma boa pontuação na prova de Matemática e suas Tecnologias.

A função quadrática é caracterizada pelo gráfico, que é sempre uma parábola e pela sua equação formadora: y = ax² +bx +c. Ela pode ser escrita de três maneiras diferentes:

  • Na equação formadora: y = ax² +bx +c;
  • Caso você conheça as raízes da função, para determinar o valor de A, pode escrever na versão fatorada: y = a (x - x1) (x - x2);
  • Já a forma canônica, se apresenta no formato: y = a (x - xv)² + yv.

Seu gráfico será sempre uma parábola, sendo com a cavidade para cima ou para baixo:

  • Se o a for positivo (a > 0), ela terá a concavidade para cima;
  • Caso a seja negativo (a < 0), a concavidade será para baixo.

O vértice (V) é o ponto máximo ou mínimo da parábola: é o maior ou menor ponto da concavidade no gráfico, e portanto, também sinal de a (a > 0) ou (a < 0)

Na prova do Enem, podem ser abordados como se encontram as raízes e as coordenadas do Vértice. Para calcular as raízes, pode utilizar a fórmula de Bhaskara:

  • x = – b ± √Δ/2a
  • onde: Δ = b² -4ac

Para o vértice, o valor de V (xv, yv), se aplicam as equações:

  • xv = – b/2a
  • yv = –Δ/4a

Nesta aula virtual, o professor ensina como analisar o gráfico da função quadrática e resolver problemas envolvendo as fórmulas apresentadas.

As videoaulas do Lá Vem o Enem 2020, realizadas em parceria com a FPB, com temas que podem ser abordados na prova, vão ser publicadas toda quarta-feira no G1 Paraíba, e um simulado sobre o mesmo assunto estará disponível na sexta-feira seguinte para testar os conhecimentos do candidato.

O Lá Vem o Enem 2020 é uma realização da Rede Paraíba de Comunicação, com conteúdos veiculados no G1 Paraíba, TVs Cabo Branco e Paraíba, CBN Paraíba e Jornal da Paraíba.

Lá Vem o Enem 2020: aula virtual com professor de matemática ensina sobre função quadrática — Foto: FPB/Reprodução

VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2020

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!