Artigos
PUBLICIDADE
Artigos

Colunistas convidados escrevem para a editoria de Opinião do GLOBO.

Informações da coluna

Artigos

Artigos escritos por colunistas convidados especialmente para O GLOBO.

Por Salvino Oliveira*

O jovem carioca inova, cria oportunidades e se destaca no cenário nacional. Pesquisa recente do Ministério do Trabalho e Emprego mostrou que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados. É um cenário gravíssimo, porque mostra que metade da população desempregada é jovem e que, em poucas palavras, o Brasil está jogando fora o seu futuro. No Rio, porém, isso está mudando.

Recentemente, a imprensa registrou o saldo positivo de 17 mil novos empregos criados na cidade, com destaque para a faixa etária, entre 18 e 24 anos, que representa 71,4% do total.

Não há coincidência nem acaso nesses números. Há, sem trocadilho, trabalho. E preocupação em criar políticas públicas que integrem o jovem ao mercado de trabalho moderno, à indústria da inovação, com capacitação e orientação para ligar o jovem carioca às oportunidades de emprego e renda.

Enquanto o Brasil registra números ainda terrivelmente assustadores de desemprego entre jovens, a cidade do Rio sua a camisa e se empenha para reverter esse quadro, com parcerias, qualificação e orientação adequada. É do nosso futuro que estamos falando. Os jovens sem qualificação e desempregados de hoje serão os adultos sem rumo de amanhã, ou os idosos sem aposentadoria e sem uma vida digna na velhice.

Os quatro anos que antecederam nossa gestão foram de desmonte das políticas de qualificação profissional, geração de renda e bem estar social, mas estamos retomando nosso caminho. Os últimos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do IBGE sobre empregabilidade no município do Rio mostram que recuamos no índice de desemprego e saímos dos dois dígitos.

É assim que faremos do Rio uma cidade melhor. Com mais oportunidades, atraindo investimentos, parceiros e quem mais quiser vir aqui para trabalhar. Porque o jovem carioca gosta de se divertir, gosta de samba, praia e futebol, mas também trabalha muito e quer ter mais oportunidades. Essa é a nossa missão.

*Salvino Oliveira é secretário especial da Juventude Carioca

Mais recente Próxima Afinal, posso gostar do Djokovic?