Justiça suspende Enem no Amazonas por causa do avanço da covid-19

Em 2 decisões, o argumento foi o colapso da rede pública de saúde

Publicado em 14/01/2021 - 13:26 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Enem está suspenso em todo o estado do Amazonas. Duas decisões da Justiça Federal do estado acataram ações contra a realização do exame. As ações argumentaram a favor da suspensão devido ao colapso da rede pública de saúde no Amazonas. Porém, as decisões são liminares e ainda cabe recurso.

Na primeira decisão, o juiz Ricardo Augusto de Sales argumentou que fere o princípio da moralidade administrativa impor aos estudantes e profissionais responsáveis pelo Enem que se submetam a potenciais riscos de contaminação num momento que o Poder Público não dispõe de estrutura hospitalar sanitária para atender os que precisam de tratamento.

O juiz determinou a suspensão do Enem até que acabe o estado de calamidade pública decretado pelo executivo estadual, sob pena de multa diária de R$ 100 a ser paga pelo Inep, entidade ligada ao Ministério da Educação responsável pela prova. Estabeleceu ainda multa diária de R$ 100 mil a ser pago pelo governador do Amazonas caso ele permita o acesso às escolas públicas para realização do exame.

Ontem, a prefeitura de Manaus informou que não disponibilizaria as salas da rede municipal de ensino para o Enem por conta da explosão de casos na cidade.

Numa segunda decisão, acatando um pedido do Ministério Público Federal, a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe determinou o adiamento das provas pelo mesmo motivo.

O Amazonas e, principalmente, Manaus, a capital, vive um grave momento com lotação de leitos e até falta de oxigênio para os pacientes graves da covid.

Procurada, a Advocacia-Geral da União informou que não comenta processos judiciais em tramitação. O Inep e o Ministério da Educação ainda não responderam à reportagem sobre se vão ou não recorrer da decisão.

Já o governo da Bahia pediu ao Inep, em ofício, que adie a prova do Enem no estado. O governo baiano alegou que os protocolos enviados pelo Inep não são suficientes para garantir a segurança e destacou que as salas terão um número de estudantes acima da capacidade necessária para manter o distanciamento.

Nos últimos dias, entidades estudantis têm feito campanhas pelo adiamento do Enem, devido ao agravamento da pandemia. Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, defende a manutenção da prova, o que gerou uma guerra de liminares nos tribunais para suspender o exame.

Na última terça-feira (12), a juíza federal Marisa Cláudia Gonçalves Cucio negou um pedido da Defensoria Pública da União para adiar a prova em todo o território nacional. A magistrada argumentou que as medidas adotadas pelo Inep são adequadas para neutralizar ou minimizar o contágio pelo novo coronavírus.

 

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo