Por G1 Santos


Estrada do Ariri, em Cananéia (SP), isola bairro em razão dos atoleiros que se formam na via — Foto: Douglas Cordeiro/Arquivo Pessoal

O Ministério Público de São Paulo obteve decisão judicial favorável que garante o transporte escolar gratuito a todos os alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como transporte público a moradores de bairros rurais de Cananeia, no litoral de São Paulo. Alguns alunos não frequentavam a escola há mais de um ano por falta de transporte. O tema foi reportagem do G1 em várias oportunidades, que retrataram a precária situação das estradas em Cananeia.

Em 2014, a Promotoria de Justiça de Cananeia recebeu uma representação subscrita do vice-diretor da escola estadual Professor Péricles Eugênio da Silva Ramos, que deu origem ao inquérito civil. No documento, ele noticiou que não havia transporte para o bairro Ariri, razão pela qual os alunos e professores da rede estadual estavam tendo dificuldades para chegar à escola.

No ano seguinte, outros pais e familiares dos estudantes relataram que os alunos dos bairros Ariri, Mandira, Itapitangui, Santa Maria e Porto Cubatão não tinham à disposição qualquer meio de transporte que lhes garantisse acesso à escola. Os ônibus destinados ao transporte das crianças quebravam, não possuiam cinto de segurança, apresentavam infiltração de água e circulavam em precárias condições de higiene.

Segundo o MP, por meio de investigações, a Promotoria de Justiça de Cananéia constatou elevados índices de evasão escolar nos bairros, em decorrência de irregularidades no fornecimento de transporte escolar gratuito aos alunos. O Conselho Tutelar descobriu, por meio de anotações do Departamento Municipal de Educação, que alguns alunos do bairro Mandira estariam sem transporte escolar e sem acesso à escola na qual estão matriculados desde setembro de 2016.

No mês de abril deste ano, os moradores de Cananéia fizeram um protesto por melhorias no acesso ao bairro Ariri. Depois, o G1 mostrou que os atoleiros impediam a passagem de veículos.

Veículos comerciais, como caminhões, também ficam impedidos de trafegar na estrada do Ariri, em Cananéia (SP) — Foto: Douglas Cordeiro/Arquivo Pessoal

A decisão judicial, que foi publicada na última quarta-feira (28), obriga a Prefeitura de Cananeia a fornecer transporte escolar gratuito, imediatamente, a todos os alunos da rede municipal com itinerário e pontos de embarque fixados a critério da administração pública, em um ônibus que preencha todos os requisitos, especialmente, de segurança previstos na legislação, conduzido por motorista devidamente habilitado para este tipo de veículo.

A Prefeitura também deve promover a trafegabilidade de veículos na Estrada do Ariri, em toda sua extensão, abrangendo a Estrada Municipal Ariri-Rio Vermelho e da Estrada Municipal Colônia de Santa Maria-Mandira, inclusive por meio de circulação de ônibus e caminhões, no prazo de 60 dias, sob pena de multa cominatória no importe de R$ 100 mil.

Além disso, deve fornecer temporariamente, no prazo de 20 dias, de modo direto (sem abertura de procedimento licitatório), diariamente, de segunda à sexta-feira, com pelo menos uma viagem de ida saindo do Bairro do Ariri (período da manhã) e outra de volta saindo do centro (período da tarde), de transporte público que ligue o Bairro do Ariri ao Centro, com paradas ao longo do percurso normal nos bairros do Mandira, Itapitangui, São Paulo Bagre e Santa Maria, sob pena de pagamento de multa de R$ 100 mil.

O Governo do Estado deve fornecer transporte escolar gratuito para todos os alunos que residam no município e estão matriculados na rede estadual de ensino. Já a Dersa deve fornecer transporte marítimo, diariamente, em embarcação adequada de sua escolha, aos moradores do Bairro do Ariri, de segunda à domingo, com pelo menos uma viagem de ida e outra de volta. Nos dias úteis, deverá providenciar uma viagem saindo do Bairro do Ariri, durante o início do período da manhã (entre 6h e 8h) e outra de volta saindo do centro durante o fim da tarde (entre 17h30 e 19h).

A decisão judicial também define que deve ser feita uma inspeção judicial no dia 1º de dezembro de 2017, às 11h, na Estrada do Ariri, para verificar as condições do local.

Com atoleiros na via na estrada do Ariri, em Cananéia (SP), carros ficam impedidos de passar — Foto: Douglas Cordeiro/Arquivo Pessoal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1