Por G1 Rio Preto e Araçatuba


Juiz e guardas visitaram escola após adolescente ser internado em Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM

Depois de um adolescente, de 14 anos, ser internado suspeito de atear fogo no pátio da Escola Municipal Darcy Riberio, em São José do Rio Preto (SP), o Juiz da Vara da Infância e Juventude e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram até a unidade de ensino para se reunir com alunos e membros da direção, na manhã desta terça-feira (20).

De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, o objetivo da visita foi alertar os adolescentes que a Justiça não vai permitir atos de vandalismo como o que foi cometido por alunos na manhã de segunda-feira (19) cometido em forma de protesto contra a saída do ex-diretor Diego Mahfouz Faria Lima.

Juiz visita escola para coibir vandalismo após aluno ser internado suspeito de atear fogo

Juiz visita escola para coibir vandalismo após aluno ser internado suspeito de atear fogo

“Nós tomamos uma medida cautelar diante do problema encaminhando o adolescente para Fundação Casa. Contudo, isso não impede que outros que estão sob investigação possam ser internados. Principalmente aqueles que estão fomentando vandalismo nas redes sociais”, afirma Evandro Pelarin.

Durante a visita, o juiz e guardas civis municipais percorreram todas as salas de aulas para conversar com os alunos. Além disso, eles também alertaram os alunos para as leis que podem ser aplicadas para aqueles que insistirem em apresentar comportamento agressivo.

“Nós demos um recado bem sério e firme para alguns alunos. Professor tem que ser respeitado e a diretoria é autoridade. Eles precisam entender que disciplina e respeito têm que vigorar na escola”, diz o juiz da Vara da Infância e Juventude.

Confusão

Além da internação do adolescente apontado pela Vara da Infância e Juventude como o líder do ato de vandalismo, um outro menor de idade foi apreendido, levado à delegacia e liberado.

De acordo com a Guarda Civil Municipal (CGM), agentes foram chamados para comparecer na escola, pois alunos tinham colocado fogo no pátio e quebrado algumas carteiras do local em protesto contra a saída do diretor, Diego Faria Lima.

Por causa da confusão, as aulas precisam ser interrompidas até a chegada da guarda. Contudo, a secretaria de Educação informou que elas retornaram ao normal depois do ocorrido.

A Secretaria Municipal de Educação informou, em nota, que adotou todas as providências necessárias para manter preservados o ambiente escolar e as atividades pedagógicas diante do incidente provocado por um pequeno grupo de alunos.

Segundo a pasta, os fatos registrados foram imediatamente comunicados às autoridades competentes para as providências cabíveis.

Ainda em nota, a Secretaria Municipal de Educação ressaltou que renova o seu compromisso de manter a ordem e o pleno funcionamento de todos os projetos pedagógicos da Escola Darcy Ribeiro.

Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!