Eleições no Paraná

Por Caio Budel, g1 PR — Curitiba


Jovens que vão votar pela 1ª vez falam da expectativa para o futuro

Jovens que vão votar pela 1ª vez falam da expectativa para o futuro

O universitário Ricardo Martinelli, de Curitiba, tem 18 anos e neste domingo (2) depositará pela primeira vez sua confiança em candidatos a deputado federal e estadual, senador, governador e presidente da República.

O jovem é um dos eleitores ouvidos pelo g1 e que detalharam quais as expectativas para o futuro e quais critérios consideraram na hora de escolher em quem vão votar. Assista acima.

"O eleitor, quando ele for votar, ele não tem que pensar que o voto é apenas dois, três, quatro, cinco números. Mas que o voto é um poder que a gente tem e que só a gente pode usar para um futuro melhor. Não pensar que o nosso voto vai ser só nosso [...] Eu quero um Paraná que inclua todas as pessoas, independente das diferenças... todo mundo tem que ser aceito do jeito que é", disse.

Ricardo é obrigado a votar. Mas há também outros jovens que irão exercer a cidadania por opção. São pessoas com 16 e 17 anos para quem o voto é facultativo.

Entre eles estão Enzo Chemin, Beatriz Paiva Pagani e Bia Camolezi Melo. Os estudantes têm 17 anos, estão no terceiro ano do ensino médio, e moram em Curitiba.

Os três jovens relataram a preocupação com o futuro como um dos motivos que os incentivaram a tirar o título de eleitor neste ano.

“Acho que o Brasil não é um país de alto nível neste exato momento, porém, eu acho que das poucas formas que nós cidadãos temos de ajudar e fazer o bem em sociedade é o direito ao voto, e colocar lá como nosso representante alguém que possa direcionar o Brasil para um lugar correto”, disse Enzo Chemin.

Pautas progressistas são as mais citadas entre jovens ouvidos pelo g1 — Foto: Divulgação

Leia também:

Para a jovem Beatriz Paiva Pagani, o combustível para o primeiro voto também está relacionado à preocupação com o futuro da educação e saúde. A expectativa para o primeiro emprego também está entre os critérios de escolha e motivação para ir às urnas.

“Minha família sempre foi bem engajada com política, mas principalmente por conta dos últimos anos, eu acho que nessa situação me instiga ainda mais [...] Eu acho que investimento nas universidades, na escola também... e obviamente menos desemprego, porque as pessoas precisam trabalhar”, disse Beatriz.

Para a estudante Bia Camolezi Melo, uma motivação para exercer o voto facultativo é o reconhecimento à luta das mulheres pela conquista deste direito.

“Minha mãe me informava sobre a importância do voto, principalmente para as mulheres, desde quando eu era pequena, porque foi uma conquista muito difícil, principalmente no Brasil”, lembrou Bia.

Veja também:

Primeiro emprego

A preocupação com o primeiro emprego é um denominador comum entre Ricardo, Beatriz, Enzo e Bia.

“Às vezes eu penso: 'Por que eu vou fazer faculdade sendo que provavelmente eu não vou encontrar emprego nenhum?’ Então, eu espero que isso melhore”, pontou Beatriz.

A preocupação com garantia de acesso a direitos básicos para toda a população também está entre os critérios de escolha.

“Direitos igualitários e oportunidade de trabalho, para que todo mundo tenha a oportunidade. Direito ao estudo, saúde, coisas que nem deveriam ser citadas [...] Investimento em recursos na ciência e desenvolvimento de pesquisas [...] É algo que já é esperado, é algo que, como cidadão e como alguém que vai votar, é o que se espera o mínimo de qualquer político”, reforçou Enzo.

Votação no Paraná

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleições gerais deste ano. Só no Paraná são 8,5 milhões de eleitores.

No estado, são 25.851 seções eleitorais, 4.768 locais de votação e 186 zonas eleitorais espalhados nos 399 municípios. O eleitor pode conferir sua zona e seção eleitoral pelo site do TSE, aplicativo e-Título e WhatsApp.

No sábado (1°), das 8h às 17h, e no domingo (2), das 7h às 17h, também haverá atendimento pelo telefone 0800-640-8400.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!