Educação no Ceará

Por g1 CE


Jovens e adolescentes no sistema socioeducativo do Ceará participam de Enem PPL 2022. — Foto: George Braga/Seas

97 adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo do Ceará participaram, nesta terça-feira (10), do primeiro dia do Enem PPL 2022 — modalidade para Pessoas Privadas de Liberdade. Ao todo, 79 internos realizaram as provas em unidades socioeducativas de Fortaleza, e 18 no interior.

A aplicação começou com o questionário socioeconômico, a partir das 12h30, e uma hora depois, a realização das provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Apenas quatro centros socioeducativos não fizeram inscrições porque não contam com adolescentes que atinjam o perfil para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O número de jovens inscritos desta vez já representa um avanço em relação aos 56 adolescentes que tentaram a prova em 2021, fato comemorado pela assessora do eixo escolarização da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Maria Aparecida Nazaré da Costa. "Hoje temos bem menos adolescentes em nível de anos iniciais (Ensino Fundamental e Letramento/Alfabetização) e um considerável aumento no número de adolescentes no Ensino Médio nos centros socioeducativos do Estado. Avançamos muito nesse sentido", diz.

LEIA TAMBÉM:

Um dos jovens participantes, que fez as provas no Centro Socioeducativo Passaré, disse que aproveitou bastante as aulas ministradas pelos professores dentro da unidade e sonha em transformar a vida, caso venha ser aprovado.

Ele pretende cursar graduação em Física, pois afirmou gostar muito da disciplina, e sonha em ser professor da disciplina. “Todos têm um sonho. Esse é o meu grande objetivo. Quero sempre acertar, fazer o melhor, ajudando outras pessoas. Nunca desisti de todos os meus sonhos”, declarou o jovem.

Nesta quarta-feira (11), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia, bem como Matemática e suas tecnologias). O resultado geral do Enem pelo Inep está previsto para ser publicado a partir do dia 13 de fevereiro de 2023, na Página do Participante. Para a consulta, será necessário informar CPF e senha cadastrados.

Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!