INGRESSO UNIVERSITÁRIO 2018

Por G1 PI


Vitor tem 16 anos, está cursando o segundo ano do Ensino Médio e faz o Enem desde o ano passado. — Foto: Foto: Arquivo pessoal/Vitor Faustino

Na corrida por uma vaga para ingressar no curso superior, os estudantes fazem de tudo, seja por meio de promessa ou pelos estudos. Há também quem se prepara para as provas exercitando conteúdos antecipadamente. São os conhecidos ‘treineiros’. Alunos que cursam o ensino médio, mas que praticam os conhecimentos durante o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Vitor Faustino é um desses alunos que treinam o Enem durante todo o ensino médio. Ele pratica o Enem desde 2017 e acredita que a insistência em aprender possa contribuir para sua aprovação no vestibular quando concluir o segundo grau.

“Desde o ano passado que eu faço o Enem, para ter uma experiência maior. Quando eu estiver no terceiro ano já terei uma proximidade com as provas, vou estar mais tranquilo e tentar diminuir o tempo por questão, como por exemplo, na redação. É uma forma de testar os meus conhecimentos praticando”, explicou Vitor.

O garoto tem 16 anos e já se preocupa em manter o corpo e a mente em harmonia. Ele contou que além de estudar na escola, faz cursos extras de redação para ter um maior embasamento ao redigir um texto e pratica atividades físicas para eliminar a tensão.

“Além de estudar o segundo ano, eu procuro questões na internet para resolver, principalmente das provas do Enem dos anos anteriores. Procuro sempre seguir esse ritmo. Eu faço também um curso de redação para ter um aprendizado melhor no texto e na forma de escrever. Pratico também atividade física para não ter tanto estresse na hora da prova. Faço natação e jogo futebol”, disse Vitor Faustino.

Vitor divide os conhecimentos com os colegas de turma e deseja fazer o Enem para o curso de Direito. — Foto: Foto: Arquivo pessoal/Vitor Faustino

Vitor Faustino Melo está certo que fará vestibular no ano que vem para Direito e se prepara ora junto com os colegas, ora sozinho, através de simulados e conteúdo passados pelos gestores em sala de aula.

“A gente tem um grupo de estudos da escola e nos reunimos duas vezes na semana para estudar. Quando a gente não estuda na escola, nos reunimos nas casas dos colegas do grupo e sempre damos prioridade àquelas questões que o professor passa na sala e que a gente tem alguma dúvida ou vontade de aprender mais sobre elas. Eu quero fazer Direito e estou me preparando para passar, porque sei que não é fácil",comentou o jovem treineiro.

Ingrid também cursa o segundo ano do Ensino Médio e faz parte do grupo de treineiros. Ela almeja o curso de Medicina. — Foto: Foto: Arquivo pessoal/Ingrid Antunes

Para a também aluna do segundo ano do ensino médio, Ingrid Antunes, de 17 anos, treinar como melhor forma de passar no vestibular é um método infalível para conseguir passar no vestibular. Ela pretende fazer Medicina e ver na estratégia de prática, uma maneira de ingressar no tão desejado curso em uma universidade pública.

“Faço o Enem porque vejo que ainda é um dos melhores meios para ingressar em uma universidade pública, além do mais, meus pais não têm condições para pagar uma faculdade. Me preparo pra o Enem através de provas dos anos anteriores, por meio de simulados do cursinho e por vídeos na internet”, disse Ingrid Antunes.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1