Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio


Jovens consomem mais drogas e álcool, são mais agredidos e usam menos camisinha, diz pesquisa. Freepik.com — Foto:
Jovens consomem mais drogas e álcool, são mais agredidos e usam menos camisinha, diz pesquisa. Freepik.com — Foto:

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do IBGE, apontam retrocessos na vida de estudantes do 9º ano do ensino fundamental das redes pública e privada. Analisando os dados disponíveis, de 2009 a 2019, é possível apontar, por exemplo, que os jovens consomem mais drogas e álcool, são mais agredidos e usam menos camisinha.

A experimentação de bebida alcóolica cresceu de 52,9% em 2012 para 63,2% em 2019. Esse aumento foi mais intenso entre as meninas, que saíram de 55% em 2012 para 67,4% em 2019. Para os meninos, o indicador foi de 50,4% em 2012 para 58,8% em 2019. Devido a mudanças na redação da pergunta, os dados de 2009 não foram comparados.

Já a experimentação ou exposição ao uso de drogas cresceu em dez anos, indo de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019. Em relação à precocidade dessa exposição, ou seja, antes de completar 14 anos de idade, o percentual passou de 3,4% em 2009 para 5,8% em 2019. Além disso, há tendência de crescimento nas chances de exposição, com alta de 87,5% no período. Mas com diferença entre os gêneros.

— Essa tendência está decrescente para os meninos das escolas privadas e crescente para meninos de escolas públicas e meninas de ambas as redes, chegando a um aumento expressivo de 164,6% entre as meninas das escolas públicas em dez anos — explica Marco Andreazzi, gerente da pesquisa.

Dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do IGBE — Foto: Editoria de Arte
Dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do IGBE — Foto: Editoria de Arte

O estudo também levantou a proporção de estudantes que já tiveram relações sexuais nessa etapa escolar e constatou que houve leve crescimento, passando de 27,9%, em 2009, para 28,5%, em 2019. Além disso, o uso de camisinha caiu em dez anos. De acordo com a pesquisa, a quantidade de jovens que utilizaram proteção na última relação sexual que tiveram caiu de 72,5%, em 2009, para 59%, dez anos depois.

— Ao longo de toda a série, os meninos têm uma maior taxa de iniciação sexual; contudo, a taxa de iniciação sexual das meninas entre 2009 e 2019 aumentou de 16,9% para 22,6%, enquanto a dos meninos caiu de 40,2% para 34,6% — destaca Andreazzi.

Violência

Em dez anos, o percentual de estudantes que faltou aula por questões de segurança dobrou. Passando de 8,6%, em 2009, para 17,3%, em 2019, que não foram à escola ao menos um porque não se sentiram seguros no trajeto ou na escola.

Também houve um aumento de alunos que sofreram agressão física por um adulto da família, que teve aumento progressivo no período, passando de 9,4%, em 2009, para 11,6% em 2012 e 16,0% em 2015.

Já em 2019, houve mudança no quesito, com a separação em dois grupos de agressores e mudança do período de referência para 12 meses anteriores à pesquisa. Investigou-se, ainda, a quantidade de episódios de agressão. Assim, em 2019, 27,5% dos escolares sofreram alguma agressão física cujo agressor foi o pai, mãe ou responsável e 16,3% dos escolares sofreram agressão por outras pessoas.

Os casos de agressão recorrente (6 ou mais vezes no período) contabilizaram 4,2% dos escolares, sendo o agressor pai, mãe ou responsável, e 2,6%, sendo outras pessoas.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Francisco não viajava desde sua visita a Marselha, no sul da França, em setembro de 2023; uma bronquite o obrigou a cancelar a viagem a Dubai, em dezembro.

Papa Francisco celebra missa para 10 mil pessoas em Veneza, sua primeira viagem em sete meses

Veículo com 54 pessoas saiu de Caruaru, em Pernambuco, com destino à capital de São Paulo, mas não tinha permissão para transporte interestadual de passageiros

Ônibus que capotou e deixou quatro mortos em Minas não tinha autorização e estava com documentação vencida

A vítima foi encurralada na calçada da Carlos Campos, que liga as ruas Paissandu e Pinheiro Machado. Moradores dizem que assaltos desse tipo têm sido recorrentes

Homens em duas motos tentam assaltar uma mulher em rua vizinha ao Palácio Laranjeiras; veja vídeo

Na sexta-feira, país registrou 78 tornados e, no sábado, outros 35

Ao menos duas pessoas morrem nos EUA após passagem de mais de 100 tornados

Estudo diz que camada protetora voltou a se abrir no continente gelado com impacto sobre a vida marinha

Buraco no ozônio afeta pinguins, baleias e focas na Antártica

Dançarinas se defendem de ataques e afirmam que sempre utilizam peças íntimas por baixo dos vestidos curtos, durante shows do artista

Bailarinas de Leonardo batem boca com seguidores em meio a polêmica sobre uso de calcinha: 'Falta de inteligência'

Jornalistas e políticos confraternizaram com filé mignon no evento da Associação de Correspondentes da Casa Branca enquanto manifestantes pró-Palestina protestavam do lado de fora

Biden faz piadas sobre Trump em jantar anual: 'Sou um homem adulto concorrendo com uma criança de 6 anos'

Leozinho Bradock, um dos cinco filhos do cantor do Molejo, falou sobre a relação do artista com a família e o contato com a música desde criança

Filho de Anderson Leonardo fala do pedido do pai para continuar legado: 'minha primeira memória é no estúdio'

Governadora da Dakota do Sul, Kristi Noem, contou sobre o ocorrido em seu novo livro, que será lançado nos EUA no mês que vem

Cotada a vice de Trump revela ter matado cachorro de 14 meses a tiros: ‘era menos que inútil’

Médica disse sentir 'lealdade' e 'gratidão' pela família do presidente: 'Meu único problema foi com o meu ex-companheiro'

Ex que acusa filho de Lula por agressão elogia Janja: 'Pura gentileza'