Educação

Por Gabriel Gatto, G1 Santos


Estudante de Cubatão, SP, promove divulgação científica por meio de canal de vídeos — Foto: Arquivo Pessoal

A paixão pela Ciência e a vontade de ensinar foram algumas das inspirações para que uma estudante de Cubatão (SP) buscasse maneiras de compartilhar o aprendizado que conquista na faculdade com outras pessoas. A partir de um canal de vídeos e das redes sociais, Beatriz Dean Rizzo, de 23 anos, pretender aproximar os internautas da divulgação científica.

Ao G1, a aluna de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) conta que se interessa por temas científicos desde criança. Por meio de programas de televisão, a jovem afirma que ficou fascinada pelo assunto, mas acreditava que essa área de ensino nunca estaria ao seu alcance.

Apesar do interesse, Beatriz começou a se distanciar da Ciência enquanto crescia, uma vez que sentia dificuldades para entender as aulas e as explicações dos professores. No entanto, ao ingressar no Ensino Médio e ter acesso a disciplinas como Biologia, a jovem voltou a se apaixonar pelo tema.

"Do jeito que as pessoas explicavam, eu não entendia. Mas, eu tive grandes professores no Ensino Médio, o que fez eu me interessar ainda mais. Pensei em fazer Medicina, mas não queria clinicar, queria fazer pesquisa, estudar, para ajudar as pessoas em grande nível", conta.

Porém, ao prestar os vestibulares, Beatriz acabou optando pela licenciatura em Ciências Biológicas e se apaixonou ainda mais pela área. "Não só pelos temas, mas pelo método, por o que era e como era feito. Me apaixonei mesmo". No entanto, ao longo da graduação, ela percebeu a dificuldade de colegas com as matérias, o que também a motivou a trabalhar a comunicação.

Por meio de canal de vídeos e das redes sociais, estudante promove a divulgação científica — Foto: Reprodução/YouTube

"Muitos alunos vêm de situações de vulnerabilidade, e eu tenho uma facilidade de comunicação. Então, conversando com as pessoas, algumas passavam a entender a matéria que estavam estudando há três semanas. Entendi essa necessidade de democratizar a linguagem", afirma Beatriz.

Inspirada pelo retorno positivo dos colegas, a jovem decidiu, então, criar um canal no YouTube, voltado não só à divulgação científica, mas, também, a compartilhar sugestões de leitura e o dia a dia na universidade. Segundo ela, o canal é a maneira que encontrou para ajudar mais pessoas.

Aprendizado

O conteúdo apresentado por Beatriz é estudado, preparado e referenciado previamente, conforme explica. Segundo a estudante, ela também foca no equilíbrio entre descomplicar termos acadêmicos e manter a formalidade da Ciência. "Tento usar palavras que sejam mais fáceis e próximas daquilo que quero dizer, mesmo que tenha que dar uma volta gigante no que estou tentando explicar".

"É difícil, mas não tem jeito. Tem áreas que a gente domina mais, outras dominamos menos, e eu sempre busco pedir ajuda a meus amigos, quero fazer com que pareça uma conversa, mesmo. Eu edito e produzo os vídeos, aprendi tudo na marra, mas me encontrei fazendo isso, nunca pensei que seria tão feliz fazendo algo tão próximo de mim", afirma.

A jovem conta, ainda, que se surpreendeu com o retorno dos internautas. Atualmente, o canal de Beatriz já conta com milhares de visualizações e centenas de inscritos. Segundo ela, a proposta é, no futuro, monetizar a produção e torná-la fonte de renda. "Leva tempo, mas sinto que esse é meu dever, o de levar o máximo de conhecimento às pessoas".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!