publicado dia 06/09/2017

Jogo ensina conceitos de gestão pública ao colocar alunos como prefeitos

por

Como abordar políticas de gestão pública e o funcionamento de uma cidade com os jovens? Foi pensando em um método que fosse igualmente didático e divertido que nasceu o Cidade em Jogo, desenvolvido pela Fundação BRAVA e o Brazil Institute do Woodrow Wilson Center.

Leia + Com jogos tradicionais e de mesa, colégio de Bogotá ensina direitos humanos

Voltado para alunos do Ensino Médio, o jogo virtual é inteiramente gratuito e permite que os professores abordem temas relacionados à cidadania e educação política em sala de aula.

Para isso, o aluno torna-se prefeito de sua cidade, tomando decisões estratégicas e conhecendo mais de perto os desafios de uma gestão municipal.

Como funciona o Cidade em Jogo

O jogo acontece em várias etapas. A primeira consiste em escolher o tipo de cidade a ser administrada. Posteriormente, o aluno decide, a partir de uma lista, três prioridades do seu governo, como promover competitividade, combater a corrupção ou reduzir desigualdades.

Em seguida, o “prefeito por um dia” analisa as políticas públicas possíveis para cada Secretaria e escolhe três que serão aplicadas naquele momento.

A cada rodada, o aluno é confrontado com um imprevisto, por exemplo, um surto de dengue que altera o seu planejamento e demanda uma ação imediata.

Ao final de dez turnos, é feita uma avaliação dos resultados e dos impactos das decisões tomadas.

Uma das etapas do jogo consiste em determinar prioridades

Área para o professor

A plataforma do Cidade em Jogo também contém uma área restrita para os professores. Após realizar um cadastro, o docente tem acesso a conteúdos complementares, sugestões de aplicação do jogo em sala de aula e ainda a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva do jogo com seus alunos.

Também por meio da ferramenta o professor recebe, ao final da rodada, um relatório de desempenho de cada jogador e pode avaliar e debater com a turma quais estratégias foram mais bem sucedidas em cada caso e os respectivos motivos do êxito.

 

Escola discute racismo por meio do lúdico

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.