Eleições na Bahia

Por g1 BA — Salvador


Jerônimo Rodrigues responde pergunta sobre o índices de educação na Bahia

Jerônimo Rodrigues responde pergunta sobre o índices de educação na Bahia

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, nesta quarta-feira (14), o candidato ao Governo da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) respondeu sobre o índices de educação na Bahia. O petista falou as ações realizadas pelo governo do Estado durante sua gestão na Secretaria de Educação. Assista ao vídeo acima.

Jerônimo falou seu histórico estudantil e sua relação com a educação até chegar na secretaria responsável pela pasta. "Eu sou fruto de um processo educativo, eu nasci em uma comunidade rural, no município de Aiquara, um município pequeno, e onde não tinha o fundamental 2, a segunda parte do primeiro grau. Eu tive que sair para Jequié para estudar, e mais uma vez concluindo o segundo grau, em Jequié não tinha uma universidade do curso que eu queria, e mais uma vez, tive que me deslocar. Eu sei o que significa ter uma escola boa escola, e o que significa ter uma escola boa perto de casa, ter professores bons. Eu sei o que é isso, eu sou professor da rede estadual da Universidade Estadual de Feira de Santana. Eu tenho muito orgulho de ter passado secretaria tão importante na vida das pessoas", disse.

"Eu entrei na secretaria em 2019 e logo criei uma programação de fortalecimento da capacitação de professores, de formação de professores, programas viáveis. Nós criamos um programa equivalente à avaliação do Ideb. Aqui temos um Ideba, para não precisar aguardar avaliação do governo federal. Mas em 2020, a gente pegou a pandemia. Foi muito difícil, muito duro, a gente tentando fazer a educação chegar todos os estudantes, mas a pandemia fez com que a gente fechasse as escolas naquele momento, mas o contato com o estudante não tem cessou. Os estudantes continuaram fazendo vínculo com os professores", continuou.

"Posso dizer para a Bahia que está me ouvindo agora, nós fizemos o que podíamos ter feito. Criamos um canal de televisão específica na TV pública para poder fazer aula à distância, remotas, virtuais, nós imprimimos o material e fizemos chegar a todos os estudantes do Estado da Bahia.(Fizemos) A alimentação estudantil para garantir a comida, então nós tivemos uma atuação bem firme no sentido de garantir a vida, mas sem perder de vista a escola presente na vida do aluno" disse.

Próximos entrevistados

O Bahia Meio Dia vai entrevistar, ao longo da semana, todos os candidatos ao Governo da Bahia. Na quinta-feira (15), o entrevistado será Giovani Damico, do PCB, e na sexta-feira (16), Kleber Rosa, do PSOL. No sábado, Marcelo Millet, do PCO, será o entrevistado. As entrevistas com os candidatos do PCB e PCO serão gravadas.

O Bahia Meio Dia abordou os temas que marcam as candidaturas. O tempo total dessa entrevista foi de 30 minutos. E, ao fim, o candidato teve um minuto para as considerações finais.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Ouça o podcast 'Eu te explico'

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!