DE BOA NO ENEM 2022

Por Samuel Martins, g1 Vales de Minas Gerais


Engana-se quem pensa que a interpretação de texto está somente no caderno de linguagens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A interpretação está presente em todas as questões do ENEM, sejam elas de Linguagens ou Ciências da Natureza, por exemplo.

Entender o que foi dito observar as palavras e os elementos coesivos que o escritor escolheu é fundamental para o acerto das questões.

Segundo a professora de português, Ariela Teixeira, saber interpretar o que está escrito na questão é o que facilita a procura pela resposta, “por exemplo, quando se tem uma questão questionando sobre “o objetivo do texto” ou “objetivo do autor”, é necessário que o aluno entenda sobre a tipologia textual, gêneros textuais, tipos de linguagem, a escola literária a que pertence.

Ariela Teixeira é professora de português e destaca que a interpretação de texto é base em todas as questões do Enem. — Foto: Ariela Teixeira/Arquivo pessoal

Bora interpretar!

Como em outras disciplinas, estudar interpretação também requer tempo e dedicação. A professora orienta: “resolver exercícios é sempre o melhor caminho. À medida que você adota esta prática, a leitura e a escrita também se desenvolvem. Uma boa dica é sempre perguntar para as opções apresentadas ‘por que sim?’ ou ‘por que não?’,”.

Na redação, como fica?

Na construção da redação a interpretação não é um ‘macete’, mas a base para se produzir um bom texto. “Sabemos que a redação no ENEM não é apenas um texto que o aluno escreve a cerca de um tema, ela perpassa por toda uma vivência escolar. E se esse aluno não desenvolveu a habilidade de interpretar adequadamente, ele encontrará dificuldades na hora, por exemplo, de delimitar o tema, defender seus argumentos e apresentar uma solução”, pontua a professora.

Tem gente estudando para se dar bem!

Fabrini Bacelar, estudante 3º Série do Ensino Médio — Foto: Fabrini Bacelar/Arquivo pessoal

“Eu tenho me preparado por meio de exercícios, resoluções de questões de provas antigas e leituras de textos. Além disso, também procuro focar na interpretação com a leitura de livros, já que o ENEM se destaca por seus textos grandes, principalmente, na prova de linguagens. Outra coisa importante é desenvolver um senso crítico de qualidade sobre as diferentes situações da vida, ficando atento às notícias diárias — um suporte para a escrita da redação.”

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!