Por G1 AP — Macapá


Intercâmbio vai levar alunos da rede pública de ensino do Amapá para os Estados Unidos e para o Egito — Foto: Felipe Figueira

Quatro estudantes da rede pública de ensino do Amapá, com idades entre 15 e 17 anos, serão escolhidos para um intercâmbio gratuito nos Estados Unidos ou no Egito em 2019. A oportunidade faz parte do programa BP Global STEM Academies. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 28 de fevereiro, pela internet.

Das 10 vagas ofertadas ao Brasil, quatro bolsas são do Amapá; o restante é para estudantes de cidades dos estados de Goiás e Minas Gerais. O programa é uma parceria com o governo do estado. Em 2018, também foram ofertadas quatro bolsas, mas somente dois amapaenses foram selecionados.

A oferta de bolsas integrais de estudo no Egito e nos EUA são voltados para práticas nas áreas STEM, sigla em inglês que em português significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática. As bolsas são voltadas para as aplicações dessas áreas de estudo integradas a habilidades linguísticas, adaptabilidade, resolução de problemas, colaboração e habilidade de construir pontes entre culturas.

As bolsas são integrais para quatro semanas de atividades de estudo e experimentos no Egito ou nos Estados Unidos; o estudante sinaliza a preferência, mas o programa decide em qual país o estudante vai fazer o intercâmbio.

No Egito, o intercâmbio ocorrerá de 27 de junho a 23 de julho; e, nos Estados Unidos, de 7 de julho a 1 de agosto. O programa oferece vivência em grupo, workshops de aprendizagem intercultural, entre outras atividades nas áreas STEM.

O programa anuncia que, além de financiar o intercâmbio de quatro semanas, os estudantes selecionados terão direito a orientações, hospedagem, alimentação, passagem internacional (ida e volta), despesas com o deslocamento durante o intercâmbio, seguro médico, passagem doméstica até o ponto de embarque internacional, podendo ser RJ ou SP (ida e volta), taxas de visto e de emissão de passaporte, e deslocamento para emissão de visto.

Os estudantes também recebem vestuário, vacinas e serão pagas despesas extras durante o intercâmbio (lanches, extravio de pertences pessoais ou documentos, produtos de higiene pessoal, etc). No Egito, os selecionados viverão com famílias hospedeiras voluntárias; nos EUA, eles ficarão em dormitórios.

Para participar, o candidato precisa:

  • ter nascido entre 1º de dezembro de 2001 e 1º de junho de 2004;
  • morar no Amapá;
  • estar cursando o ensino médio em escola pública em 2019;
  • ter nível de inglês intermediário (será aplicado teste do idioma durante o processo de seleção);
  • demonstrar interesse e excelente desempenho acadêmico nas áreas de ciências, química, física e matemática;
  • não ter passado por tratamento psiquiátrico nem ter utilizado medicamento controlado até 12 meses antes da seleção;
  • ter autorização e apoio da família;
  • ter as seguintes competências comportamentais:
  1. flexibilidade;
  2. autoconfiança e iniciativa;
  3. disposição e habilidade para aprender;
  4. condições de lidar com situações confusas e ambíguas, e solicitar/receber ajuda de outros;
  5. interesse por outras pessoas, incluindo aquelas que são culturalmente diferentes ou diferentes em outro aspecto;
  6. empatia;
  7. capacidade de liderança.

Processo seletivo

O processo é composto de três etapas eliminatórias:

  1. Inscrição pela internet, respondendo questionário sobre informações pessoais, educacionais e de saúde, e indicar o destino onde o bolsista quer realizar o intercâmbio;
  2. Validação dos critérios para semifinalistas do programa (serão anunciados até 15 estudantes);
  3. Semifinalistas passam por entrevistas onde serão avaliados os perfis dos candidatos, validando o interesse em ciências, capacidade de comunicação em inglês e o perfil econômico da família.

Serviço

Programa BP Global STEM Academies no Amapá
Total de vagas: 4 selecionados + 2 suplentes
Inscrição gratuita e pela internet
Período: de 2 de janeiro até 28 de fevereiro
Anúncio dos semifinalistas: 5 de março
Entrevista: até 18 de março
Resultado: até 28 de março
Mais informações: https://www.afs.org.br/bolsas-de-intercambio-bp-afs/

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1