Por Sistema Fiep

Somente em agosto deste ano, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) abriu 2.173 vagas de estágio em indústrias de todo o Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Paraná concentrou 165 dessas vagas, com oportunidades em administração, engenharia, tecnologia da informação, logística e técnica. A preparação para a primeira experiência no mercado de trabalho começa bem antes, durante a escola. O foco hoje é no desenvolvimento de soft skills, que são as habilidades psicossociais: “O mercado de trabalho exige profissionais flexíveis e com capacidade de desenvolvimento das relações interpessoais. Para isso é preciso desenvolver a inteligência emocional dos jovens”, aponta Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, gerente de Educação e Negócio do Sistema Fiep. Nas instituições de ensino vinculadas à entidade, a metodologia de Oficinas de Aprendizagem conduz o processo educacional desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “Os alunos são desafiados a resolver problemas em equipe, desenvolvendo habilidades de colaboração, empatia, troca de ideias e organização de informações”, completa a gerente.

Para o estudante Lucas Fabris, do Colégio Sesi de Cascavel, a metodologia foi determinante no momento de escolher onde cursar o ensino médio. “Em 2018, procurei uma escola onde o ensino fosse de melhor qualidade e me encantei com a infraestrutura do Colégio Sesi. Além da tecnologia, as atividades extracurriculares se encaixam no que eu precisava”, conta o aluno. Os clubes de redação, matemática e outras disciplinas, somados à grade curricular, contribuíram para que Lucas desenvolvesse melhor a inteligência emocional. “Estudei em grupo com diferentes pessoas, aprendi a compreender, participar e ajudar”, completa.

Preparação para oportunidades do futuro

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2020-2023, elaborado pelo Senai Nacional, o Brasil vai precisar qualificar 10,5 milhões de pessoas até 2023. As ocupações com maiores taxas de crescimento nos próximos cinco anos são para pesquisadores em engenharia e tecnologia, engenharias de controle, automação e mecatrônica. O Sistema Fiep vem acompanhando as indústrias do Paraná e oferecendo aos seus alunos metodologias inovadoras em seus diferentes níveis de ensino, em consonância com as necessidades do mundo do trabalho. “O desenvolvimento do trabalho e do indivíduo estão intimamente ligados às habilidades e competências. A capacidade técnica é tão importante quanto a inteligência emocional”, reforça a gerente Jacielle.

Lucas Fabris, que está no terceiro ano do Ensino Médio, destaca as mudanças que já percebeu no seu próprio comportamento: “Tenho uma postura melhor para apresentar trabalhos, seminários e fazer as provas. Aprendi a ser autodidata contando com professores, pedagogos e uma equipe que me dá total apoio e atenção”, salienta o estudante. Atualmente, ele está focado nos estudos para as provas do Enem e do vestibular. “O Colégio Sesi sabe nos preparar para uma vida acadêmica e profissional bem-sucedida”, finaliza.

Sistema Fiep

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!