Por Mary Silva, RBS TV


Instituto de Educação reabre as portas depois de 8 anos

Instituto de Educação reabre as portas depois de 8 anos

Uma das escolas públicas mais importantes do Rio Grande do Sul reabriu as portas após 8 anos de reformas em Porto Alegre. O Instituto de Educação Flores da Cunha voltou a atender, nesta segunda-feira (19), cerca de 1 mil alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.

A escola fica na Avenida Osvaldo Aranha, ao lado do Parque da Redenção, em um prédio com mais de 150 anos tombado pelo patrimônio histórico do estado.

O investimento total da obra foi de quase R$ 23 milhões, segundo o governo do estado. Além da reforma geral e do restauro da estrutura, também foram recuperados os móveis e as obras de arte do local.

Entre as melhorias, estão as novas áreas cobertas no pátio, a adaptação para acessibilidade, além da pintura e dos novos equipamentos nas salas de aula.

Sala de aula do Instituto de Educação, em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

O clima no colégio era de empolgação de estudantes, professores e funcionários.

De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, o Instituto de Educação vai abrigar, em breve, um centro de formação de professores e o Museu da Escola do Amanhã. A ideia é focar na inovação e fazer com que o espaço se torne um centro de referência em educação.

Em 2015, surgiram os primeiros relatos de problemas estruturais no Instituto de Educação Flores da Cunha. Os alunos foram encaminhados a quatro escolas estaduais da capital.

As obras começaram em 2016, mas foram interrompidas diversas vezes por falta de recursos.

Fachada do Instituto de Educação, em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!