PME

Por Daniel Silveira, G1 — Rio de Janeiro


Guia digital disponibilizado gratuitamente na internet conta com dicas, estratégias e casos reais, do Brasil e do Reino Unido, sobre a inclusão do empreendedorismo social na sala de aula — Foto: Divulgação

Foi lançado na tarde desta terça-feira (8) o guia digital Empreendedorismo Social na Educação. Voltado a educadores de escolas públicas e privadas, o material foi elaborado pela parceria entre o Oi Futuro, o British Concil e o Porvir, e tem como objetivo favorecer o desenvolvimento, em sala de aula, de habilidades e competências na área de empreendedorismo social.

O guia digital conta com dicas, estratégias e casos reais, do Brasil e do Reino Unido, que servem de apoio e inspiração para gerar experiências que estimulem os jovens estudantes a gerarem impacto social por meio de práticas empreendedoras. As orientações nele contida visam a lançar luz sobre como articular o empreendedorismo a outros processos educacionais.

O material está disponível no site http://empreendedorismosocial.porvir.org/.

Em 2019, o Ministério da Educação (MEC) incluiu o empreendedorismo como um dos quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos do ensino médio, que foram incluídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora não seja obrigatória a inclusão do tema – apenas português e matemática são de ensino compulsório – os novos itinerários lançaram luz para a inclusão do empreendedorismo nas salas de aula do país. Foi daí que nasceu a ideia de se criar o guia digital.

“O projeto Empreendedorismo Social na Educação nasceu de um desejo coletivo em construir referências para as escolas trabalharem com seus estudantes, qualificando o empreendedorismo e o conectando aos grandes desafios sociais que as novas gerações vão enfrentar”, destacou a gerente executiva de Educação e Inovação Social do Oi Futuro, Carla Uller.

Ela enfatizou que a plataforma online “foi concebida com uma visão dupla de educação e inovação social, e serve ao mesmo tempo de inspiração e guia prático para implementar aulas e atividades nas escolas”.

Brasileiros apostam no empreendedorismo com o desemprego em alta

Brasileiros apostam no empreendedorismo com o desemprego em alta

A elaboração do guia teve início após seminário “Empreendedorismo Social na Educação: Como Aproximar os Dois Universos”, promovido pelas instituições parceiras em fevereiro de 2020 no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com representantes brasileiros e britânicos dos dois campos.

Durante o evento, integrantes das secretarias de educação, do terceiro setor, além de pesquisadores, educadores, empreendedores e jovens egressos do ensino médio, trocaram experiências, ideias e referências sobre o tema.

Para a diretora de Educação do British Council, Diana Daste, levar o empreendedorismo social para dentro das escolas viabiliza uma formação cidadã, a inserção no mundo do trabalho e o desenvolvimento social e econômico “ao mesmo tempo em que competências e conteúdos próprios do mundo escolar são desenvolvidos em contexto.”

Já a diretora do Porvir, Tatiana Klix, ressaltou que o material inédito é um esforço do para apoiar redes, escolas e professores a impactar positivamente a vida e os projetos dos jovens.

“Levar o empreendedorismo social para o ensino médio é reconhecer o jovem como protagonista na transformação do mundo a sua volta e também da educação”, disse.

O lançamento do guia digital será realizado às 17h desta terça-feira, durante uma live no canal do Oi Futuro no YouTube.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!