Brasil Educação Enem e vestibular

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira; são mais de 167 mil bolsas de estudo

Candidatos têm até sexta-feira, dia 17, para concorrer a vagas com descontos integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas
Para participar do Prouni é preciso ter feito o último Enem. Foto: Jorge William / Agência O Globo
Para participar do Prouni é preciso ter feito o último Enem. Foto: Jorge William / Agência O Globo

RIO — As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira. O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas. Nesta edição, serão ofertadas 167.780 bolsas de estudo de 1.061 instituições em todo o Brasil. Os candidatos têm até sexta-feira, dia 17, para se inscrever no portal do Prouni . Na plataforma, também é possível consultar as bolsas disponíveis.

Para se inscrever, é preciso utilizar o login e a senha cadastrados no acesso.gov.br, o portal de serviços do Governo Federal. Nesta edição do Programa, serão oferecidas 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais.

Enem 2020 : Prova será aplicada em 17 e 24 de janeiro de 2021, anuncia MEC

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.

No caso de estudantes com deficiência não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola. Já professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública podem participar e não precisam comprovar renda.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Inédito : Pela primeira vez, USP expulsa estudante acusado de fraudar cotas raciais e sociais

Ao inscrever-se, o candidato escolhe até duas opções de curso de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 21 de julho. Os candidatos que não forem aprovados na primeira chamada têm outras duas oportunidades: a segunda chamada e a lista de espera.