Blog Viver Noronha

Por Ana Clara Marinho


Ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que não haverá prorrogação de incrição do Enem

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que não haverá prorrogação de incrição do Enem

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, nesta sexta (16), em Fernando de Noronha que não haverá prorrogação de prazo para inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cadastramento terminou na quarta (14) (veja vídeo acima).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de cadastrados também é o menor desde que a prova adotou o formato atual, em 2009.

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, visitou o Centro Bem-Me-Quer — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O número final de candidatos habilitados a realizarem o exame pode cair ainda mais, porque o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85, pode ser feito até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não é concluída.

Questionado pelo G1, o ministro Milton Ribeiro não falou sobre o que teria provocado a queda no numero de inscrições no Enem de 2021.

Ele abordou o exame do ano passado e disse que o Enem de 2020 teve 50% de faltas por causa de problemas com a imprensa.

"Nós tivemos cinco milhões e poucos inscritos no ano passado. Tivemos 50% de abstenção por conta da mídia, que só falava de doença", declarou.

Sobre a perspectiva para o exame deste ano, o ministro disse que, quando tiver o resultado, "vamos ver quantos alunos, de fato, foram fazer o exame".

Avaliação

Para o diretor-executivo da organização Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho, o baixo número de inscritos tem diversos motivos. Um deles é o fechamento das escolas durante a pandemia.

Outro ponto que contribuiu para queda, diz o especialista, são as regras para obter isenção da taxa de inscrição.

Segundo as normas, se um aluno que pede a isenção da taxa não comparece ao exame, ele não tem direito a recebê-la no ano seguinte.

Visita

O ministro chegou a Noronha nesta sexta. Ele visitou todas as áreas do Centro Bem-Me-Quer, instituição de ensino que atende a 200 alunos de zero a seis anos (veja vídeo abaixo).

Ministro da Educação visita Fernando de Noronha e fala sobre Enem 2021

Ministro da Educação visita Fernando de Noronha e fala sobre Enem 2021

Milton Ribeiro também falou que é possível ajudar o centro de educação local. "É possível ajudar, é preciso fazer um cadastro e verificar a possibilidade de fazer uma reforma", declarou Milton Ribeiro.

O ministro da Educação e o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, que também está em Fernando de Noronha, participaram de uma reunião fechada com a direção do Centro Bem-Me-Quer e a superintendente de Educação da Administração da Ilha, Rúbia Uchoa.

Na agenda do ministro Milton Ribeiro estava programada, ainda, nesta sexta, uma reunião com o Conselho Distrital e a participação em uma aula do curso de Condutores de Visitantes, na Escola Arquipélago. O curso é promovido pela Fundaj.

VÍDEOS: Mais assistidos de Pernambuco

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!