Por G1 DF


Adultos em sala de aula na Escola Classe 16 de Sobradinho — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

As inscrições para a educação de jovens e adultos (EJA) nas 122 unidades do Distrito Federal começam nesta terça-feira (20) e vão até o próximo dia 30. Podem se inscrever pessoas com mais de 15 anos, que não tenham concluído o ensino fundamental e médio. Segundo a Secretaria de Educação, as aulas começam na primeira semana de agosto.

Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela Telematrícula, ligando no número 156. Ao ligar, é preciso informar CPF, RG, CEP e histórico escolar – que determinará em qual etapa o estudante deve entrar.

No momento da inscrição, o aluno pode indicar qual escola deseja frequentar – perto de casa ou do trabalho, por exemplo. Caso não haja vagas nesta unidade, o estudante é encaminhado para outra.

Segundo a Secretaria de Educação, o resultado deve ser divulgado na primeira semana de julho. Quando as listas saírem, o inscrito deve comparecer à unidade de ensino e confirmar, presencialmente, a matrícula.

Por semestre, o EJA recebe uma média de 3 mil a 4 mil inscrições; não há limites de vagas. Em 2016, 50,9 mil alunos foram matriculados.

“Não fica ninguém de fora. Funciona noturno para pessoas que trabalham durante o dia e que perderam o vínculo com a escola em algum momento”, explicou a diretora de acompanhamento da oferta educacional da Secretaria de Educação, Raphaella Cantarino.

Raphaella é diretora da área responsável pelos processos de matriculas da rede pública. Segundo ela, em 2016, a educação de jovens e adultos formou 5,8 mil alunos na etapa correspondente ao terceiro ano do ensino médio.

Aluno e professora no EJA em Brasília — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No EJA, cada semestre equivale a um ano do ensino regular. Essa modalidade de ensino é dividida em três segmentos, subdivididos em etapas, que correspondem ao ensino básico (alfabetização), ensino fundamental e ensino médio. “Teve gente que reprovou em matemática e história e parou de estudar. Aí, ela volta e cumpre aquelas disciplinas.”

“É a mesma base curricular. Claro que os procedimentos são diferenciados mas, no final, aprendem o mesmo”

Ao completar os segmentos, o aluno recebe certificação de conclusão para cada etapa, equivalentes a escolarização normal. Além do curso noturno, as aulas são ofertadas em outros dois turnos diferentes dependendo da escola.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1