Por Anny Barbosa, G1 AC — Cruzeiro do Sul


Coordenadora do Cedup em Cruzeiro do Sul, Márcia Sulamita — Foto: Anny Barbosa/G1

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) estão abertas até o dia 18 de agosto. Em Cruzeiro do Sul, podem ser feitas no prédio do Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) que fica no bairro da Várzea. Os participantes devem levar os documentos e um comprovante de endereço. O certificado é validado pela Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE). As inscrições podem ser feitas pelo site do Inep.

As inscrições são online e podem ser feitas até o dia 18 de agosto. A coordenadora do Cedup, Márcia Sulamita, disse que é uma oportunidade que deve beneficiar quem, por algum motivo, interrompeu os estudos. “É uma oportunidade para concluir e, com isso, possa ter novas oportunidades e até dar continuidade aos estudos”, falou.

A coordenadora alertou ainda para que os candidatos atentem para o e-mail que deve ser pessoal e apenas um candidato pode se inscrever por ele. “A pessoa que tem fazer a inscrição, ela tem que possuir um e-mail pessoal e celular também porque o Inep manda as informações para o e-mail e o telefone da pessoa”, completou.

No estado do Acre, as provas vão ser aplicadas nos municípios de Feijó, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Rio Branco. As provas ocorrem dia 22 de outubro em dois turno, das 8h às 12h e das 14h30 às 19h30, horário de Brasília. Para as provas de conclusão do ensino fundamental o candidato deve ter 15 anos e para as de ensino médio é necessário ser maior de 18 anos.

Estrutura do exame

As provas do Encceja obedecem requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e ensino médio e são estruturadas a partir da matriz de competências e habilidades. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As provas serão aplicadas no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30 (horário de Brasília).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1