Por Jorge Abreu, G1 AP — Macapá


Jovens selecionados vão passar por capacitação profissional — Foto: Aline Paiva/Arquivo G1

Estão abertas as inscrições desde quarta-feira (29) para a nova fase do programa "Amapá Jovem", que oferece uma bolsa mensal de R$ 120 e qualificação profissional, através de cursos e oficinas, para jovens em situação de vulnerabilidade social. O cadastro é contínuo e quer atingir 10 mil beneficiários.

O benefício havia sido criado em 2009, mas foi revogado dois anos depois. Em agosto, o governo reeditou a lei e relançou o programa de assistência à juventude.

Entre as condições, é exigido ter de 15 a 29 anos, possuir renda familiar de até 2 salários mínimos, não ter vínculo empregatício e ser ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Não é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino, informou o governo.

Após o processo de identificação dos beneficiários, os selecionados serão convocados conforme a disponibilidade orçamentária. Para a titular da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Nazaré Farias, o objetivo é proporcionar mais opções de carreira e qualidade de vida.

“O programa é de extrema importância para a juventude. Esse público está na fase da descoberta e oportunidades. Os jovens passam por uma série de atividades que vão ajudar até no ingresso do mercado de trabalho”, disse Nazaré.

Como fazer parte?

A inscrição gratuita do Amapá Jovem é feita somente pela internet. Também está disponível a chamada pública da habilitação com as condições para aderir ao programa. Para se cadastrar, o interessado deve preencher um formulário com endereço completo, RG, CPF e Número de Inscrição Social (NIS), que é gerado a partir do CadÚnico.

Ao finalizar o procedimento, o jovem deve guardar o comprovante de inscrição e acompanhar o resultado, que será disponibilizado no mesmo endereço eletrônico.

Após a etapa de cadastramento online, a Sejuv vai analisar a situação socioeconômica e avaliar se o jovem está em situação de vulnerabilidade. Após essa etapa, será publicada a primeira convocação de habilitados para inclusão no programa, com prazos e locais para entrega de documentos.

Conforme a chamada pública, os habilitados serão encaminhados para os polos do programa, para assinatura obrigatória do termo de compromisso e onde acontece as atividades ofertadas pela iniciativa. O benefício dura um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Outras informações podem ser obtidas no prédio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv), localizado na Avenida Glicério Souza Figueiredo, nº 142, bairro Jardim Felicidade 2, na Zona Norte de Macapá.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1