Fies 2024: inscrições começam nesta terça-feira; veja quem tem direito e datas

Alunos no CadÚnico contam com condições especiais; resultados do Fies 2024 serão divulgados em 21 de março

Por — Rio de Janeiro


Inscrição para o Fies 2024 abre dia 12 de março e vai até 15 de março. Léo Martins/Agência O Globo

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta terça-feira (12) e ficam disponíveis até sexta-feira (15). Neste ano, a novidade é a volta do financiamento de 100% do curso, uma reivindicação antiga dos candidatos.

O que é o Fies?

No Fies, o estudante realiza todo o seu curso e só depois de formado começa a pagar. Até 2017, era possível financiar todo o valor da mensalidade. No entanto, uma mudança na lei acabou com essa modalidade. Assim, o aluno precisava pagar uma parte da mensalidade por mês. Em alguns cursos mais caros, como na área de Saúde, mesmo esse valor é inviável para estudantes mais pobres.

Como funciona o Fies Social?

Neste ano, o financiamento de 100% dos cursos será disponibilizado apenas para o Fies Social. Eles atendem estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Metade das vagas do Fies 2024 está disponível para esse grupo.

Como se inscrever no Fies 2024?

As inscrições são gratuitas no portal Acesso Único. Já o resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 do mesmo mês. Serão 112.168 vagas disponíveis.

Outra mudança destacada no edital é referente às escolhas dos cursos por parte dos candidatos. Ao se inscrever no Fies, o estudante poderá escolher até três opções de cursos. Anteriormente, exigia-se que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo. Agora, o candidato poderá escolher três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.

Quem tem direito ao Fies 2024?

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as edições de 2010 e 2022;
  • ter tirado pontuação média nas cinco provas igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
  • não ter participado da edição como "treineiro"; e
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

De acordo com o MEC, para definir os agrupamentos de cursos, a pasta realizou uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica.

Assim, adotou como critério a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Além disso, o MEC criou regras para melhor distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, as vagas serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados.

Cronograma do Fies 2024

  • Inscrição: 12 a 15 de março
  • Resultado: 21 de março
  • Complementação da inscrição de quem for pré-selecionado: 22 a 26 de março

Mais recente Próxima Inscrições para o Fies começam na próxima terça-feira com volta de cursos 100% financiados; saiba quem tem direito