Ingresso Universitário

Por Ilanna Serena*, g1 PI


Ingresso Universitário 2022: Professor de inglês dá bizu para o Enem

Ingresso Universitário 2022: Professor de inglês dá bizu para o Enem

A menos de 20 dias do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o g1 convidou o professor de inglês Marcus Barros para selecionar dicas de como responder as questões da disciplina com mais facilidade e rapidez. A avaliação acontece nos dias 13 e 20 de novembro.

Ao todo, serão cinco questões de língua estrangeira (pode ser inglês ou espanhol, à escolha do candidato) presentes na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Todas são de múltipla escolha.

Para o professor, nas questões que cobram do candidato leitura e interpretação de texto, uma boa estratégia para identificar de maneira ágil a resposta correta é ler com atenção o enunciado e cada alternativa, em seguida o texto.

"Os alunos às vezes, em sala de aula, me perguntam ‘professor, qual a melhor maneira de acessar o texto na hora da prova?’ e eu sempre respondo o seguinte ‘não comece acessando o texto, comece acessando o item’, busquem identificar qual habilidade ele está tratando, se a 5, 6, 7 ou 8'”, disse.

  • Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
  • Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
  • Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
  • Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

A palavra "pandemia" (pandemic, em inglês) foi escolhida como palavra do ano 2020 pelo dicionário Merriam-Webster — Foto: Jenny Kane/AP

Ainda que o candidato não saiba o significado de todas as palavras da oração, é possível entender o contexto, segundo Marcus Barros. Para isso, o docente apresentou duas técnicas:

  • Skimming: buscar ideia central do texto no título, em palavras-chaves e cognatas.
  • Scanning: "scan reading", isto é, o ato de "catar palavras", em que o candidato busca na alternativa uma palavra-chave e retoma para o texto - serve para ter mais segurança da resposta.

"Leia com calma as alternativas e só assim acesse o seu texto. Não esqueça: comece acessando o texto pelo título, dali você já busca as palavras-chaves. A ideia central geralmente vem no título e nas primeiras linhas da introdução", explicou Marcus Barros.

“Quando o enunciado diz que o texto tem, porventura, o objetivo, a função [...], você comungar informações específicas dentro do desenvolvimento, que vão ser retomadas na conclusão quando se tratarem de textos jornalísticas, científicos e acadêmicos", concluiu.

*Estagiária sob supervisão

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!