Por Profissão Repórter


'Infelizmente é sempre o pai, padrasto, alguém do entorno', diz delegada sobre casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

'Infelizmente é sempre o pai, padrasto, alguém do entorno', diz delegada sobre casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

Os números assustam: só em 2021, 47 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, e o Profissão Repórter passou uma semana acompanhando o trabalho de responsáveis por investigar esses crimes e fazer cumprir as punições dadas pela Justiça.

A repórter Danielle Zampollo foi à sede da Polícia Civil de São Paulo para ver de perto o trabalho da Divisão de Capturas. A delegada Ivalda Aleixo, que comanda a equipe de 50 policiais, responsável pelas prisões de acusados e condenados pela Justiça, falou sobre os desafios enfrentados por eles e dos casos envolvendo menores - dos 200 mandados de prisão recebidos por semana pela divisão, oito são de violência sexual contra crianças e adolescentes.

"Infelizmente é o pai, é o padrasto ou é alguém da família, o vizinho. É sempre o entorno. Chegou um mandado de prisão de crimes de estupro de vulnerável, a gente já monta a equipe e vai para cima. A nossa missão aqui é investigar para achar o autor antes de sair", conta.

Para conseguir localizar os acusados ou condenados, eles cruzam informações de vários tipos, desde GPS até publicações em redes sociais. No entanto, muitas vezes o alvo não é encontrado. Em uma semana, foram cinco buscas e nenhuma das cinco foi bem-sucedida. O cenário só mudou após uma grande operação, que conseguiu cumprir sete dos 27 mandados de prisão que haviam sido expedidos.

Em uma das saídas que acompanhamos, por exemplo, os policiais só encontraram a mãe e a ex-mulher de um homem que teve a prisão preventiva decretada. Elas disseram que ele, que é acusado pela nora de estuprar a neta, que acabou engravidando, havia ido há dois anos para a Bahia.

Assista ao programa completo abaixo:

Edição de 20/09/2022 - Violência sexual contra crianças e adolescentes

Edição de 20/09/2022 - Violência sexual contra crianças e adolescentes

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!