26/04/2017

Inep promove primeira reunião do Comitê Assessor das Ações de Segurança do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu nesta terça-feira, 25, a primeira reunião do Comitê Assessor das Ações de Segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Participaram representantes do Ministério da Defesa, da Polícia Rodoviária Federal, dos Correios, do Centro Nacional de Auxílio ao Servidor Público (Senasp) e  das Secretarias de Segurança Pública de alguns estados.

Durante a reunião, a Diretoria de Gestão e Planejamento apresentou as inovações no Enem 2017, que provocaram uma adequação logística. Os Cadernos de Questões, o Cartão-Resposta e a Folha-Redação passam a ser personalizados com nome e número de inscrição do participante. A medida foi uma recomendação da Polícia Federal para reforçar a segurança. Os Cadernos de Questões continuam tendo quatro opções de cor, mas a cor do Caderno de Questão de cada participante já virá determinada. Não será mais preciso marcar a cor da prova no Cartão-Resposta. Mas  continuará sendo necessária a transcrição da frase para realização de análises grafológicas, se necessárias.

A logística de distribuição das provas só muda de dia. O que era feito no sábado e domingo passa a ser feito em dois domingos consecutivos. Por outro lado, o fim do atendimento específico para sabatistas, pessoas que guardam o sábado por questão religiosa, vai reduzir o número de rotas na Logística Reversa. Não será mais necessário uma rota específica para recolher a prova desse grupo que começava o exame após o pôr do sol.

Durante a reunião foi apresentada uma proposta de revisão da composição do Comitê. Também foram apresentados os resultados da edição 2016 e uma revisão do fluxo de comunicação para a operação em 2017. O Comitê também conheceu detalhes sobre os Sistemas de Gestão da Distribuição e Segurança e sobre a Operação Reversa, para que essa etapa garanta o mesmo padrão de segurança da operação de distribuição das provas nos locais de aplicação.

Também apresentado o cronograma dos Encontros Regionais promovidos pelo Inep até as vésperas da aplicação para acompanhamento do planejamento do exame. Foram repassados, ainda, dados sobre o Evento de alinhamento à distância pelo qual passa cada envolvido na segurança do exame e a Revisão das Diretrizes Operacionais.

Edição 2017 – As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro e as inscrições vão de 8 a 19 de maio, com pagamento da taxa até 24 de maio. A previsão é que 1724 municípios tenham provas do Enem este ano. Foram excluídos seis municípios e incluídos outros três, mas de acordo com a demanda durante as inscrições esse número ainda pode ser alterado.

Assessoria de Comunicação Social   - INEP (25.04.2017)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×