28/08/2019

Inep inicia a verificação in loco com capacitação em 27 municípios

Nas próximas quatro semanas, servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visitarão escolas em 27 municípios de 12 estados brasileiros para mais uma verificação in loco do Censo Escolar. A equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) realizará atividades para verificar, de maneira amostral, a coleta de dados do Censo Escolar 2019 e orientar os usuários do Sistema Educacenso quanto ao correto preenchimento.

Parceria Interfederativa - Os 27 servidores do Inep são acompanhados pelos representantes das secretarias estaduais de educação e, quando possível, pelos conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) nas visitas às, aproximadamente, 105 instituições de ensino previstas. Para as visitas, os servidores participam de um Curso de Formação de Verificadores, em formato de Educação à Distância, com o objetivo de capacitá-los para realizar as atividades de verificação e utilizar o aplicativo que dá suporte ao trabalho.

O objetivo da atividade é verificar os dados declarados ao Censo Escolar 2019, esclarecer dúvidas e orientar os responsáveis pelo censo quanto ao correto preenchimento dos dados. Além das atividades previstas nas escolas, será realizada uma capacitação dos envolvidos no processo em cada município visitado. Aproximadamente 810 pessoas serão capacitadas.

As cidades são selecionadas a partir do Mapa de Riscos, elaborado pelo Inep, que classifica as localidades a partir de informações inconsistentes ou lacunas encontradas no preenchimento do Censo Escolar. A lista de municípios é ordenada por uma Taxa de Risco calculada com base em dados do Censo Escolar de anos anteriores. Vários aspectos são considerados no cálculo da Taxa de Risco:

  • O indicador Matrículas observadas e esperadas.
  • O indicador Coeficiente de variação do número de matrículas do último quadriênio.
  • O indicador Inconsistências na trajetória escolar dos alunos.
  • Denúncias recebidas pelo Inep.

Verificação - Na visita, serão analisadas a documentação de identificação dos alunos; a frequência escolar; a identificação e escolaridade dos docentes; e também aspectos de infraestrutura das unidades escolares. Ao final do trabalho, a equipe gera um relatório de inconsistências constatadas que deverão ser corrigidas durante o período de retificação do Censo Escolar 2019.

Saeb - As informações prestadas no Censo 2019 servem de base para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação será aplicada em outubro de 2019. O Saeb avalia a qualidade, a equidade e a eficiência do ensino praticado no país, e é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), juntamente com os dados do Censo Escolar.

Censo Escolar - O Censo Escolar é um instrumento que orienta políticas públicas da educação e sua realização cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte do escolar, por exemplo, é determinada pelas informações declaradas. Coordenado pelo Inep, o Censo é a mais abrangente pesquisa estatística educacional brasileira, realizada em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Assessoria de Comunicação Social - INEP (27.08.2019)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×