01/08/2017

Inep encerra encontros regionais de segurança do Enem 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou neste sábado, 29, em Fortaleza (CE), a série de Encontros Regionais de Segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A diretora de Gestão e Planejamento, Eunice Santos, fez a abertura da reunião, juntamente com representantes do Ministério da Defesa, Coronel Evaldo Francisco Júnior; da Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos (ECT), Rodrigo Venezian Rovai; e do Consórcio Aplicador, Gabriel Coelho de Almeida Lima.

Também participaram do evento: Secretaria de Segurança Pública Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Departamento de Polícia Federal, Ministério da Justiça, e os coordenadores estaduais do consórcio aplicador, esse ano formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

O objetivo dos encontros é discutir a logística relacionada ao transporte e armazenamento das provas, assim como a interiorização. Para isso, foram realizados grupos focais para coletar, das equipes envolvidas nas várias etapas, percepções da operação do Enem. Foram discutidos a logística do Exame e o cronograma da operação; o monitoramento e gestão de riscos; e o sistema interiorização das provas.

Este ano, o desafio é ajustar a logística às mudanças no Enem, que passa a ser realizado em dois domingos, e não mais em um único final de semana. Outra novidade da edição são as provas personalizadas, com nome e número de inscrição dos participantes. Com o fim das provas aos sábados, também não será mais necessária uma logística reversa específica para a prova dos sabatistas, que começava mais tarde.

O Inep também fez reuniões para planejamento da segurança em Pirinópolis (GO), com os estados do Centro-Oeste; em Belém (PA), envolvendo os estados do Norte; e em Florianópolis (SC), unindo os estados do Sul e Sudeste.

Assessoria de Comunicação Social - INEP (31.07.2017)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×