29/08/2019

Inep divulga suas publicações científicas em reunião da Abave

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, durante esta semana, suas principais publicações científicas durante a 10ª Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Entre os destaques, o estande institucional do Inep expõe a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), que completou 75 anos em julho. O fórum, aberto nesta quarta-feira, 28 de agosto, reúne, em São Paulo, até o dia 30, pesquisadores e profissionais dedicados ao desenvolvimento de propostas de avaliação educacional.

A Rbep é uma das principais publicações realizadas pelo Inep, por meio da Diretoria de Estudos Educacionais. No meio científico, o periódico conquistou grande prestígio e passou a fazer parte de um grupo seleto entre revistas em educação, estando entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 em “Ensino” e A2 em “Educação”. Durante a reunião da Abave, serão distribuídos mais de 1,2 mil exemplares da revista, além de outros títulos também publicados pelo Inep, como o periódico Em Aberto, a série PNE em Movimento e a série Textos para Discussão.

Sob a temática “Avaliação educacional no Brasil: o desafio da qualidade”, a 10ª Reunião da Abave abordará a pauta em diversas mesas e palestras proferidas por especialistas. Estão previstos três focos de discussões: as relações entre currículo e avaliação, a qualidade da educação profissional e os desafios de qualidade postos ao ensino superior no Brasil. O Inep será representado pelo diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno, que fará a conferência “Medição das desigualdades educacionais no Brasil: desafios e propostas”, na quinta-feira, 29 de agosto.

A 10ª reunião da Abave terá, ainda, minicursos, apresentações de trabalhos e intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, interessados em avaliação educacional.

Conheça as publicações do Inep

Assessoria de Comunicação Social - INEP (28.08.2019)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×