Descrição de chapéu Enem

Inep divulga resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023

Quem teve a solicitação ou a justificativa indeferida poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ligado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou no final da manhã desta segunda-feira (8) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.

A resposta para a solicitação pode ser verificada na página do participante. Quem teve o pedido de isenção ou justificativa de ausência indeferido tem prazo até a próxima sexta (12) para recorrer da decisão.

Resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 saiu nesta segunda-feira (8) - Bruno Santos - 13.nov.2022/Folhapress

A isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 está disponível para o participante que esteja cursando a última série do ensino médio neste ano, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública. Também tem direito ao benefício o inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O período de inscrições no Enem será de 5 a 16 de junho. Já as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na página do participante, dentro do período indicado.

ENEM

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.