Brasil Educação Enem e vestibular Enem e vestibular

Inep divulga resultado da isenção de taxa do Enem

Candidatos que não conseguirem o benefício poderão recorrer entre 22 e 26 de abril
Alunos chegam para fazer a prova do Enem em Brasília Foto: Jorge William / Agência O Globo
Alunos chegam para fazer a prova do Enem em Brasília Foto: Jorge William / Agência O Globo

RIO- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira o resultado da taxa de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos que solicitaram o benefício podem checar se conseguiram acessando a página do participante . Na ocasião, é necessário fornecer o CPF e a senha cadastrada no site. Neste ano, a taxa cobrada para participar da prova é de R$ 85.

De acordo com o Inep, 3,6 milhões de candidatos solicitaram a isenção de taxa para participar da prova. Os candidatos que tiverem o pedido de isenção negado poderão recorrer ao Inep entre os dias 22 e 26 de abril, apresentando documentos para comprovar que se enquadra nos critérios da isenção. No mesmo período, os estudantes que se inscreveram e faltaram na aplicação da prova no ano passado poderão justificar ausência. O resultado dos recursos para aqueles que não conseguiram a isenção na primeira tentativa será divulgado no dia 2.

Além de solicitar a isenção, os candidatos devem se inscrever para a prova entre os dias 6 e 17 de maio, mas aqueles que conseguirem a isenção concluirão o procedimento sem precisar gerar o boleto de cobrança.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões das áreas de Ciências Humanas e Linguagens, e escrever a Redação. Na semana seguinte, os estudantes terão 5 horas para fazer as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Quem pode pedir isenção?

Estudantes que cursam o terceiro ano do ensino médio em escolas da rede pública estão entre os que podem obter a isenção de taxa. Além disso, aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em instituição pública ou com bolsa integral na rede particular, e têm renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio se enquadram nos critérios. Por fim, aqueles estudantes que têm Número de Identificação Social (NIS) por serem de famílias de baixa renda também pode obter o benefício.

Calendário

Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril

Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio

Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio

Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio

Inscrições: 6 a 17 de maio

Provas: 3 e 10 de novembro

Divulgação do gabarito: 13 de novembro

Resultado individual: janeiro de 2020