Brasil Educação Enem e vestibular Enem e vestibular

Enem: correção das redações da prova de 2018 é divulgada

Estudantes poderão consultar o texto na página do participante; notas de treineiros já estão disponíveis
Estudantes chegam em local de prova do Enem no Rio Foto: Leo Martins / Agência O Globo
Estudantes chegam em local de prova do Enem no Rio Foto: Leo Martins / Agência O Globo

RIO- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira os espelhos da prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes poderão consultar a correção dos textos na página do participante ,  informando o CPF e a senha.

Com o espelho, os estudantes conseguem ver o que foi considerado nos textos que apresentaram. Neste ano, 55 estudantes tiraram nota 1000 na redação. Do lado oposto, 112.559 candidatos zeraram a prova. Na última edição, os estudantes tiveram que escrever sobre o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

No Enem são avaliadas cinco competências: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Além do espelho, o Inep também divulgou as notas dos treineiros, estudantes que, embora não tenham terminado o ensino médio, fazem a prova como teste. As notas também podem ser consultadas na página do participante. Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.