Inep divulga dados da primeira etapa do Censo Escolar

Publicado em 01/02/2022 - 09:19 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao longo do ano passado, as matrículas na rede pública de educação básica chegaram a 38,532 milhões de alunos. O número recupera a trajetória de crescimento, interrompida em 2020 pela pandemia de covid-19. Esse dado faz parte da primeira etapa do Censo Escolar 2021 e foi divulgado nessa segunda-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por outro lado, as escolas particulares tiveram uma redução de 10%. Isso surpreendeu o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno.

Essa queda de 1,3% foi no total de matrículas do primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, que somaram 46,7 milhões de estudantes ao longo do ano passado. São 627 mil alunos a menos que em 2020. O diretor do Inep Carlos Moreno afirma que as crianças pequenas foram as mais afetadas.

A coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, destaca a necessidade de investimentos para levar as crianças de volta à escola. Para ela, as políticas públicas precisam ser regionalizadas e os governos federal, estaduais e municipais não devem medir esforços para financiar a retomada do ensino - inclusive com investimentos em merenda e transporte escolar.

Andressa Pellanda destaca ainda que o primeiro passo deve ser procurar onde estão as crianças que deixaram de ir às aulas.

A partir desta terça-feira (1º), o Inep começa a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar 2021. Nessa fase, a ideia é identificar o que ocorreu com esses alunos que não voltaram à escola.

As informações do Censo indicam de que forma o Ministério da Educação deve repassar recursos e servem como base para as avaliações do Inep.

 

Edição: Sheily Noleto / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo