02/07/2019

Inep disponibiliza as Sinopses Estatísticas do Enem 2018

As Sinopses Estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 já podem ser consultadas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As tabelas trazem informações organizadas sobre número e perfil dos inscritos, inclusive com distinção para egressos, concluintes e cursistas. Também estão disponíveis dados sobre fatores de contexto, apurados pelo questionário da inscrição, e desempenho em cada área do conhecimento.

A divulgação cumpre diretrizes da política de dados abertos e atende à demanda por informações específicas sobre os exames. O objetivo do Inep é disseminar as informações educacionais que produz.

As Sinopses Estatísticas são um dos formatos de divulgação dos dados produzidos pelo Inep por meio de suas avaliações, exames e levantamentos estatísticos. Por meio de tabelas, trazem informações organizadas sobre os participantes e seu desempenho. As Sinopses Estatísticas são disponibilizadas em dois formatos: .ods e .xlsx. Além das tabelas o Inep também divulga um glossário com os principais conceitos usados. Cursista, por exemplo, é o nome técnico para o participante que cursava o último ano do Ensino Médio na edição e que não concluiria naquele ano, comumente chamado de “treineiro”.

As Sinopses Estatísticas e os Microdados, já disponibilizados em meados de junho, são direcionados a pesquisadores, gestores públicos e jornalistas interessados em fazer uma análise mais aprofundada dos dados. Enquanto os Microdados exigem programas estatísticos específicos, as Sinopses são planilhas acessíveis ao público em geral. A diferença é que os Microdados permitem o cruzamento de variáveis.

Atualização – O Inep também atualizou os Microdados do Enem de 1998 a 2010, para adequá-los ao modelo de Microdados utilizado nas edições mais recentes do exame. As Sinopses de 2013 e 2015 do Enem também foram atualizadas para corrigir links de navegação no interior dos arquivos.

 

Assessoria de Comunicação Social - INEP (01.07.2019)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×