PUBLICIDADE

Inep demite dois funcionários após falha de segurança em prova

Problema ocorreu na entrega do Encceja, que certifica competências de Jovens e Adultos, à gráfica; servidor teria esquecido senha

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) admitiu uma quebra no protocolo de segurança na impressão de uma prova que seria realizada em agosto. O órgão exonerou dois servidores de cargos em comissão por envolvimento no caso.

O problema ocorreu na entrega das provas do Exame Nacional de Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para a gráfica, que fica em São Paulo. Segundo o Inep, que também é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as inscrições estão mantidas até o dia 31 de maio, mas o órgão não esclareceu se a realização do exame segue prevista para agosto. Mais de 700 mil pessoas já se inscreveram no Encceja.

Órgão federal exonerou dois servidores após falha de segurança na entrega de probas do Exame Nacional de Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja) à gráfica; datas estão mantidas Foto: Andre Lessa/Estadão

PUBLICIDADE

Em uma nota em seu site oficial, o Inep disse que a falha de segurança ocorreu após o servidor responsável pela entrega à gráfica esquecer a senha para abrir os arquivos da prova. Ele havia viajado de Brasília a São Paulo para o procedimento, e deveria abrir a prova apenas na sala cofre da gráfica.

Ainda segundo o órgão, este funcionário teria ligado para seu superior, que entrou na "sala cofre" do órgão e repassou a senha para o servidor em São Paulo por telefone. "O procedimento correto seria gravar outra mídia e ser feita uma nova senha. Ambas deveriam ser reenviadas para a gráfica", disse o Inep, em nota.

O problema teria sido registrado pela equipe de segurança do Inep. "Os procedimentos internos foram seguidos à risca para garantir a credibilidade das provas do Encceja", diz o órgão. 

Presidente demitido

A falha de segurança e as exonerações de servidores ocorrem menos de uma semana após a demissão do último presidente do Inep, Elmer Vicenzi. Ex-delegado da Polícia Federal, Vicenzi se envolveu em uma disputa com integrantes da área jurídica do órgão. O ex-presidente defendia a divulgação dos dados produzidos pelo Inep, como avaliações e indicadores educacionais. A procuradoria é a favor de uma política de sigilo dos dados, que envolvem informações de alunos e escolas.

Publicidade

No início do ano, a gráfica responsável pela impressão do Enem decretou falência, em outro caso que envolveu os exames feitos pelo Inep. O órgão disse que o cronograma da prova está mantido.