Por EPTV 2


Inep confirma que avalia necessidade de usar gerador em Franca no próximo domingo

Inep confirma que avalia necessidade de usar gerador em Franca no próximo domingo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou na noite desta terça-feira (6) que pelo menos 993 alunos de Franca (SP) terão que refazer a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois de uma queda de energia no último domingo (4) levar ao adiamento da avaliação.

A falta de luz ocorreu no prédio do Centro Universitário Uni-Facef por volta das 15h17, segundo a CPFL. Alunos reclamaram da demora do Inep em cancelar a avaliação e da data para a reaplicação, que coincide com o vestibular de universidades públicas. Além de Franca, a interrupção no fornecimento de energia afetou estudantes em Porto Nacional, no Tocantins.

À EPTV, afiliada da TV Globo, a entidade informou que os estudantes que serão convocados para a reaplicação da avaliação de linguagens, ciências humanas e redação, em 11 de dezembro, são todos aqueles que não preencheram todo o cartão de respostas das questões e não entregaram a redação para o fiscal de prova.

"Quando ele consegue preencher todo o cartão de resposta dele, as questões que efetivamente respondeu, e também passar para a folha própria a sua redação, este é o momento exato em que ele vai entregar a prova. Um fiscal vai recolher esse material, vai registrar na ata de registro da sala de aplicação que houve o término daquele participante", explica a diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos.

Prédio do Uni-Facef ficou sem energia durante a primeira prova do Enem 2018 em Franca, SP — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com ela, todos os candidatos em questão serão avisados por e-mail ou SMS sobre a necessidade de refazer a prova. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo site do Inep ou pelo telefone 0800 61 61 61.

"Esses alunos serão individualmente informados que estão na reaplicação do primeiro dia e que os demais dados, local que ele vai fazer, se tiver alguma alteração, ele vai ter um cartão de confirmação desse dia", afirma.

Eunice confirma ainda que os alunos da reaplicação estão convocados para a segunda prova, de ciências e matemática, no próximo domingo (11) no mesmo local da primeira. O Inep avalia a utilização de geradores de energia para se precaver de eventuais problemas.

"O nosso coordenador de municípios de aplicação está fazendo contato com a companhia de energia elétrica. Estamos verificando a possibilidade de um gerador no local com mais problemas para que a gente possa garantir condições ideais para que a prova seja concluída."

Mesma dificuldade

Segundo Eunice, o nível de dificuldade da nova prova que será realizada em dezembro para os quase mil alunos é o mesmo da avaliação do último domingo e os estudantes não serão prejudicados.

Ela explica que isso é possibilitado pela teoria de resposta ao item (TRI), modelo que baseia a elaboração das provas do Enem que não leva em conta apenas o total de acertos no teste, mas também a habilidade do aluno de acordo com as diferentes características das questões.

"Têm graus de dificuldades que são testados previamente, tem toda uma metodologia para se fazer isso. Os alunos podem ficar absolutamente tranquilos. A prova terá o mesmo nível de dificuldade e também terá o mesmo nível de valor agregado para aqueles alunos que se prepararam", diz.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1