03/09/2019

Inep conclui ciclo de encontros de planejamento da logística e segurança

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu, neste sábado, 31 de agosto, mais uma etapa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O terceiro e último encontro para capacitação regional dos operadores de logística e de segurança ocorreu em João Pessoa (PB) e reuniu cerca de 90 representantes da região Nordeste do país.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro, falou sobre a importância desse alinhamento entre os órgãos envolvidos na logística e na segurança para a realização do Enem. “Todo ano é feita uma operação de guerra no país para viabilizar a realização do Enem, e a população não tem ideia da dimensão desse trabalho. Aquele participante que senta ali para fazer a prova não imagina o esforço que é efetivamente aplicado para que aquela prova chegue ali para ele participar do exame”, disse.

Para o diretor, o Enem é a possibilidade de trazer felicidade. “É muito gratificante participar dos bastidores de um exame capaz de mudar a vida das pessoas. O Enem é a possibilidade daquele participante fazer o seu futuro e realizar seu sonho. Ele é o futuro do nosso país, o futuro daqueles que, por meio dele, criam a condição de fazer uma universidade e poder realizar o sonho de um emprego. O mais gratificante do Enem é que ele permite aos participantes poderem ser felizes”, concluiu.

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, simultaneamente, nas 27 unidades da federação. Para garantir a segurança e integrar todos os parceiros institucionais à logística de distribuição até os locais de aplicação, o Inep atua, antecipadamente, no planejamento de cada passo da operação. A ação envolve, além de representantes do instituto, oficiais das Polícias Militares, responsáveis pelos Centros Integrados de Comando e Controle estaduais; representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; coordenadores estaduais dos Correios; coordenadores estaduais do consórcio aplicador, composto pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.

Toda essa logística é para que os 60 mil malotes de provas cheguem corretamente aos locais de aplicação, garantindo as condições de sigilo e segurança do material. Neste ano, o exame terá 5,1 milhões de participantes realizando as provas em 14 mil locais, distribuídos em 1.727 municípios brasileiros. O planejamento logístico e de segurança e a aplicação das provas envolve cerca de 600 mil pessoas.

Confira a página do Enem 2019

Assessoria de Comunicação Social - INEP (02.09.2019)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×