Brasil Brasília

Inep anula questão de matemática do Enem digital

Questão é igual a da edição do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade, de 2009
Candidata chega para fazer a primeira prova do Enem Digital, na UniCarioca Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Agência Brasil
Candidata chega para fazer a primeira prova do Enem Digital, na UniCarioca Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Agência Brasil

BRASÍLIA -  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  anulou nesta segunda-feira uma questão da  prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital. Segundo o Inep, foi identificado que o gráfico apresentado na questão, com a trajetória de um robô, fez parte da edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Em nota,  a autarquia justifica que, com o cálculo estatístico da nota do Enem de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), a anulação de uma questão não compromete a nota do participante. O resultado do exame será divulgado dia 29 de março.

Questão do Enem digital anulada Foto: Reprodução
Questão do Enem digital anulada Foto: Reprodução

Neste domingo, no segundo dia de prova do Enem digital, a abstenção foi de 71,3%. Os participantes fizeram provas de matemática e ciências da natureza.

Reaplicação da prova

Os pedidos de reaplicação do Enem digital podem ser feitos a partir desta segunda-feira, dia 8, até sexta, dia 12 . Além de casos como o do Amazonas, que teve a prova cancelada devido ao agravamento da pandemia no estado,  poderão fazer a prova estudantes que não puderam comparecer nas datas originais por problemas de logística ou devido a sintomas de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas.

O exame será replicado no formato impresso, mesmo para quem estava inscrito no digital, nos dias 23  e 24 de fevereiro.