Brasil Educação

Inep altera a data do Encceja e exame será realizado em novembro

Horário da prova também foi alterado por causa do horário de verão
Estudantes também poderão obter certificação do ensino fundamental Foto: Paula / Agência O Globo
Estudantes também poderão obter certificação do ensino fundamental Foto: Paula / Agência O Globo

BRASÍLIA — O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial desta terça-feira uma retificação no edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), adiando a data de aplicação das provas de 22 de outubro para 19 de novembro. Segundo o órgão, a mudança foi exigida por uma “atraso na homologação da licitação, o que inviabilizou a distribuição dos participantes nos locais de prova dentro do cronograma”.

O Inep também adiou o Encceja PPL, para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de novembro.

Como nas novas data o horário de verão já estará em vigência, o Inep decidiu atrasar a aplicação das provas em uma hora, para que “todos os candidatos possam acessar os locais de prova com mais comodidade e segurança”. Como a aplicação é regida pelo horário de Brasília, candidatos no Acre terão que chegar aos locais de prova três horas mais cedo.

O Encceja Nacional será aplicado em 564 municípios distribuídos por todos os estados, para 1.573.862 pessoas. Dessas, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279, para o ensino médio. Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou ter, no mínimo, 18 anos completos, para quem busca a certificação do ensino médio.