Por Luke Araújo, g1 AP — Macapá


Indíos da etnia Wajãpi em sala de aula para formação de professor da educação básica — Foto: Reprodução/GEA

No final de fevereiro, 56 índios da etnia Wajãpi terminaram o treinamento para se tornarem professores na educação infantil e fundamental das aldeias indígenas do estado. O Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi responsável pela formação.

O objetivo é incentivar a preservação da cultura indígena e oferecer um ensino de qualidade para as crianças nas aldeias. Os professores vão ensinar desde o início da educação até o 5º ano do ensino fundamental.

Os estudantes participaram de 10 módulos de aprendizagem com 33 matérias diferentes, divididas em Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Formação Específica para professores indígenas.

A capacitação foi possível pela lei 949/2005, o que permite aos profissionais indígenas a garantia de empregos fixos, em trabalhos como professor, assistente educacional e especialista em educação.

Os professores indígenas agora estão prontos para começar a ensinar nas escolas indígenas do Amapá.

As aulas aconteceram na Escola Indígena Estadual Aramirã em Pedra Branca do Amapari, coordenadas pelo Núcleo de Educação Indígena da Seed. A conclusão foi na quinta-feira, 23 de fevereiro, e a formatura será no dia 19 de abril, o qual é comemorado o Dia dos Povos Indígenas.

Ensino modular nas escolas indígenas do estado

A Seed é responsável por gerenciar 54 escolas indígenas na região do Amapá e Norte do Pará, que oferecem ensino regular e modular para mais de 4,6 mil estudantes. Pedra Branca do Amapari é a terceira cidade onde o projeto Turé forma professores indígenas, as duas primeiras foram em Oiapoque.

Quando o ensino regular não é possível, o Estado implementa o Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei), que consiste em um período de 40 dias em que o professor fica na aldeia. Esse método é direcionado para estudantes do 6º ano ao ensino médio, utilizado em escolas localizadas nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e na região do Parque Montanhas do Tumucumaque.

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!