Por Colégio Integrado

Devido a pandemia, em Goiás, as aulas presenciais estão suspensas, de acordo com a Resolução CEE/CP N. 08/2020, do Conselho Estadual de Educação. Mas, para os jovens que estão cursando o ensino médio, a rotina de estudos continua, de uma forma diferente: em frente à tela do computador. Toda a vivência da escola passou a ser no ambiente digital. Além do cansaço físico de ficar sentado na mesma posição por horas, a exposição a luz dos equipamentos eletrônicos gera um cansaço mental. Uma das saídas para amenizar esses problemas, é a prática de exercícios. No Colégio Integrado, as aulas de educação física voltaram a acontecer de forma virtual, contemplando não apenas o aluno, mas toda a família.

“A mudança para a disciplina Educação Física foi muito grande, o ambiente escolar é muito importante para o desenvolvimento de competências sociais, práticas corporais, trabalhos coletivos. Tivemos que mudar a estratégia de ensino, para dar continuidade no aprendizado, aulas agora só por vídeo conferência, onde propusemos atividades que visam a participação não só do aluno que está em casa, mas sim de todos os familiares. Acreditamos que com essas práticas, a interação é maior”, explicou o professor de Educação Física, Fenelon Zava Varjão.

José Francisco de Carvalho Neto, 17 anos, relata que movimentar o corpo é uma das formas que ele vem utilizando para diminuir a tensão na quarentena. “Passamos por uma mudança drástica, que acaba afetando o ritmo de todos. Fiquei bem triste, mas é uma questão de saúde pública. É bem mais desgastante e causa estresse a nós estudantes não poder interagir e estar presente no colégio. Os exercícios me ajudam bastante para manter o corpo ativo, além, de contribuir para a rotina de estudos. Estou fazendo a série de exercícios sugerida pelo professor de 30 minutos no dia, e percebi que contribuiu bastante para a saúde mental e do corpo”, explicou o jovem.

De acordo com o professor Fenelon, a volta das aulas de atividade física no ambiente aconteceu com o intuito de melhorar a saúde a mental de toda a família. “Os benefícios são inúmeros, não só para os jovens, por isso nossa proposta está voltada para toda a família que está em casa, pois, melhora o sistema imunológico, reduz o estresse, ajuda no convívio social, diminui a ansiedade e medo do momento que estamos vivendo. A dica para todos que querem começar a praticar é criar a rotina para as atividades, procurar fazer sempre em um horário determinado, parar tudo que está fazendo e se concentrar nos exercícios”, finalizou o professor.

Importância da atividade física no isolamento social — Foto: Acervo

Saúde física e mental

Durante a quarentena, professores de Educação Física do Externato São José estão dando aulas on-line, com o objetivo de manter seus alunos ativos, estimular o físico e mente afim de amenizar os impactos do isolamento social. As aulas são gravadas pelos professores da disciplina e disponibilizadas pela plataforma educacional do Colégio. Considerando a situação de isolamento social, que impede o acompanhamento presencial, foram priorizadas atividades de baixo impacto e fácil execução. Os profissionais ressaltam a importância de executar corretamente os movimentos para não correr risco de sofrer lesões.

“Temos aulas para membros superiores, inferiores, abdômen e costas, que envolvem poucos materiais e podem ser feitas utilizando coisas que temos em casa, como colchonetes, cadeiras e cobertas para cobrir o chão. As atividades são complementadas com aplicação de trabalhos teóricos, aos quais as notas são atribuídas”, explica a diretora pedagógica do Externato São José, Tatiana Santana.

Além das aulas, os coordenadores pedagógicos do Colégio elaboraram cinco dicas para que os estudantes possam manter o equilíbrio emocional durante a pandemia:

Mantenha uma rotina

Organize o seu dia e suas tarefas por ordem de prioridade. É importante determinar quais os momentos que você terá para estudar e realizar suas atividades e quais momentos você poderá ficar livre.

Não perca contato com as pessoas

Utilize as redes sociais para entrar em contato com as pessoas. A distância é um grande causador de sofrimento durante a quarentena, mas ligações e videoconferências podem ser uma forma de minimizar os impactos.

Delimite um horário para ver notícias

É importante estar informado durante a pandemia. No entanto, estar constantemente procurando notícias e informações pode causar estresse e ansiedade. Além disso, podemos encontrar diversas fake news. É importante que busquemos as informações em fontes confiáveis e seguras, como no site oficial da Organização Mundial de Saúde.

Autocuidado

Não esqueça que, durante este período, é importante que você esteja bem fisicamente e emocionalmente. Para manter ou melhorar a imunidade é essencial que você se hidrate, mantenha uma alimentação saudável e o sono regulado. A atividade física também é um fator importante para a regulação da imunidade e para diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Use também o tempo para realizar tarefas que gosta de fazer.

Não se julgue

No momento repleto de incertezas, preocupações e mudanças de rotinas que estamos vivenciando, é possível que em alguns momentos fiquemos tristes e ansiosos. Não tem nada de errado em se sentir assim. Tente escrever um diário ou faça uma lista sobre o que está sentindo para procurar compreender os sentimentos. Lembre-se que esses sentimentos não te definem e que logo vão passar, não serão para sempre.

Colégio Integrado

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!