Brasil Religião

Igreja Anglicana pede que escolas deixem crianças explorarem identidades de gênero

‘Todos somos amados incondicionalmente por Deus’, diz Arcebispo da Cantuária

Justin Welby, Arcebispo da Cantuária, em encontro com o Papa Francisco
Foto: AP
Justin Welby, Arcebispo da Cantuária, em encontro com o Papa Francisco Foto: AP

LONDRES — As crianças devem ser livres para explorar as “muitas formas de identidade” de gênero , sem serem rotuladas ou intimidadas, recomendou a Igreja Anglicana às mais de 5 mil escolas que controla. De acordo com as novas diretrizes, medidas devem ser tomadas para acabar com o bullying relacionado à orientação sexual ou identidade de gênero.

— Todo bullying, incluindo o homofóbico, bifóbico e transfóbico, provoca danos profundos que levam a níveis mais altos de desordens mentais, depressão e suicídio — alertou Justin Welby, Arcebispo da Cantuária, segundo o “Independent”. — Central para a teologia cristã é que todos nós somos feitos à imagem de Deus. Todos nós somos amados incondicionalmente por Deus. Nós devemos evitar, a todo o custo, diminuir a dignidade de qualquer indivíduo por um esteriótipo ou problema.

As diretrizes dizem que as escolas devem “promover a dignidade para todas” as crianças, permitindo que os alunos “aceitem a diferença de todas as variedades e sejam apoiados para aceitar sua própria identidade de gênero ou orientação sexual”.

“No contexto dos primeiros anos e durante a escola primária, a brincadeira deve ser uma característica da exploração criativa. Os alunos precisam ser capazes de brincar com as muitas formas de identidade. As crianças devem ter a liberdade de explorar as possibilidades de quem possam ser sem julgamento ou escárnio”, diz a nova recomendação. “Por exemplo, uma criança pode escolher a roupa de balé, a tiara da princesa e o salto alto e/ou o capacete de bombeiros, o cinto de ferramentas e a capa de super-heróis, sem expectativa ou comentário”.

— Essas diretrizes ajudam as escolas a oferecerem a mensagem cristã de amor, alegria e celebração de nossa humanidade sem exceção ou exclusão — disse Welby.

Alguns grupos discordam das recomendações e acusam uma tendência em direção à neutralidade de gênero, alegando que as vozes discordantes estão sendo silenciadas ou rotuladas como preconceituosas. Segundo a organização Christian Concern, professores estão sendo perseguidos em sala de aula. Um dos casos seria o de Joshua Sutcliffe, que terá que comparecer a uma audiência disciplinar por ter se referido a uma criança como “garota”.

— Esse caso é um dos muitos que estamos encontrando onde professores estão sendo silenciados ou punidos se negarem a entrar em linha com a moda transgênero — comentou Andrea Williams, diretora do Centro de Direito Cristão, que está defendendo Sutcliffe. — Todos nós sabemos o quanto mudamos nos anos de adolescência. É vital que durante esses anos nós ajudemos as nossas crianças a viverem no sexo biológico em que nasceram em vez de encorajá-las a mudar de gênero. Se nós as encorajarmos, não será legal ou com compaixão, será cruel.