Por Caroline Mesquita, g1 MT


Ideb do ensino básico nos estados do Brasil
Fonte: Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (16), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb). O ensino básico em Mato Grosso alcançou a taxa de 5,8. Já o índice dos estudantes do ensino médio é de 3,7. A meta para os dois grupos é 6.

A pesquisa é divulgada desde 2007 para medir a qualidade do ensino público e privado no país. No ensino básico, Mato Grosso aparece na 10ª posição entre os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Inep, o índice caiu de 5,9, em 2019, para 5,8, em 2021.

Em relação somente à educação pública, o índice é de 5,5, enquanto o ensino privado possui taxa de 7,2.

O levantamento ainda traz um outro índice: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho das crianças em disciplinas como matemática e língua portuguesa. Esse índice varia de 0 a 500.

Conforme a pesquisa, no Ensino Básico do estado, matemática teve índice de 213,73 e língua portuguesa, 205.80. Em 2019, eram 221,93 e 210,39, respectivamente.

Ensino Médio

Ideb do Ensino Médio nos estados do Brasil
Fonte: Inep

Em relação ao ensino médio, Mato Grosso aparece na 21ª posição, com índice de 3,7, e subiu uma posição no ranking dos estados. Em 2019, a taxa era de 3,6.

Na região Centro-Oeste, na mesma faixa analisada, o estado fica em último lugar. Em primeiro, aparece Goiás e Distrito Federal, empatados com 4,5, depois, Mato Grosso do Sul, com 3,8.

Em relação aos dados do Saeb, em matemática, o estado possui atualmente avaliação de 263,70; em Língua Portuguesa são 268,61 pontos. Na avaliação anterior, as disciplinas alcançaram 271,33 e 271,73, nesta ordem.

O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mas não obteve retorno sobre os índices até o momento.

Como é calculado?

As médias de desempenho são realizadas a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb têm o objetivo único de alcançar 6 pontos, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. A escala vai de 1 a 10.

O Ideb é calculado através da taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino) e as notas do Saeb, que é uma prova de português e de matemática aplicada aos alunos.

Os novos dados de 2021 devem ser interpretados com cautela. Segundo especialistas ouvidos pelo g1, os dados: foram colhidos em condições que acabaram “mascarando”, de forma não intencional, o verdadeiro retrato da educação brasileira na pandemia.

Só que, neste ano, os dois índices foram comprometidos porque parte das redes de ensino adotou a aprovação automática na pandemia (e terá, portanto, um Ideb artificialmente mais alto). Além da porcentagem de alunos que fizeram a avaliação ser muito mais baixa em alguns estados, fornecendo dados estatisticamente pouco confiáveis.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!