Por EPTV 1


Ideb: 9º ano do Ensino Fundamental tem pior resultado em 9 anos em Araraquara

Ideb: 9º ano do Ensino Fundamental tem pior resultado em 9 anos em Araraquara

O 9º ano do Ensino Fundamental teve o pior desempenho da rede pública de Araraquara (SP) em 2017, com 5,0 pontos, sobre uma meta projetada de 6,2 pontos, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O levantamento também apontou que o ensino público geral do município não atinge as metas há nove anos.

O resultado é calculado com base em uma prova aplicada em alunos de cada escola que avalia índices de evasão, taxa de aprovação e, principalmente, o nível de conhecimento.

Histórico do Ideb para o 9º ano do Ensino Fundamental de Araraquara (SP)
Fonte: Inep

Os dados foram estudados pela especialista em educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Beatriz Loureiro de Oliveira, que aponta a queda de aprendizado em todos os níveis escolares, do 5º ano ao 3º ano do ensino médio.

“Somente 40% dos alunos do primeiro ciclo, que é até o 5º ano, aprenderam matemática e não sabem, por exemplo, fazer divisão com dois algarismos. Você vai para o segundo ciclo, que é do 6º ao 9º ano, e apenas 20% aprendeu a fazer fração, porcentagem e etc. Quando você chega no ensino médio, só 10% deles conseguem calcular um juros simples”, explicou Maria.

Em nota, a administração pública informou que apesar de não ter atingido a meta, a nota do Ideb está crescendo no município e todos estão trabalhando na melhoria da qualidade do aprendizado dos estudantes.

Pais comparam ensino entre redes de ensino particulares e públicas — Foto: Reprodução EPTV

Melhorias

Sem atingir a meta estipulada desse 2009, os pais de alunos da rede pública pedem melhorias, principalmente quando o assunto é a valorização dos professores.

Esse é o caso da vendedora Valéria Dantas, que trabalha em uma papelaria e, após começar a ler os livros vendidos para escolas particulares, começou a questionar a educação dos dois filhos.

“Para a gente que trabalha aqui e tem acesso ao conteúdo das escolas particulares e acompanha as crianças em casa com as tarefas e os trabalhos, a gente vê que o conteúdo deles infelizmente é inferior e que o conteúdo das outras escolas é mais detalhado, mais enriquecido”, disse Valéria.

Para ela, é necessário motivação em todas as partes. “Acho que tem que ter mais incentivo para o professor se sentir motivado e passar o conteúdo completo porque às vezes acaba ficando falho”, contou a vendedora.

9º ano do Ensino Fundamental de Araraquara tem pior resultado do Ideb em 9 anos — Foto: Reprodução EPTV

Região

Na região central, outras cidades também não conseguiram atingir a meta. Brotas (SP) atingiu 6,3 pontos, sobre uma meta de 6.4, Dourado (SP) chegou a 5,9 de 6,4 pontos, Santa Lúcia (SP) somou 6,4 pontos de 6,6 estipulados e Tapiratiba (SP) atingiu 6,1 pontos sobre a meta de 6,9 pontos.

O menor índice foi registrado em Boa Esperança do Sul (SP), onde os alunos atingiram 5,7 pontos sobre a meta de 5,9 pontos.

Por conta desses dados, os pais pedem mudanças e esperam que o poder público possa agir da melhor maneira possível.

“Acho que tem que ter participação no geral, a escola, os pais que são fundamentais no crescimento do aluno, os filhos e a direção da escola também”, disse a vendedora Michele Freitas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1