Por Rafaela Mansur e Manoela Borges, g1 Minas e TV Globo — Belo Horizonte


Criança fazendo atividade na escola — Foto: TV Globo

A rede estadual de Minas Gerais registrou queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), termômetro criado em 2007 para medir a qualidade do ensino no país, nos anos iniciais do ensino fundamental em 2021: o resultado caiu para 6. Em 2019, foi 6,5.

Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb aumentou de 4,6, em 2019, para 5 em 2021.

Já no ensino médio, o Ideb manteve o resultado de 2019: 4.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Igor de Alvarenga, a queda do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental era esperada por causa da dificuldade de crianças acompanharem os métodos remotos de ensino adotados em 2021, no período de fechamento das escolas por causa da pandemia.

"Isso estava previsto porque são estudantes menores, crianças que acabaram de sair da alfabetização e precisam mais da figura do professor presencialmente", afirmou o secretário.

Entre as estratégias adotadas pelo estado em 2021, estão os Planos de Estudos Tutorados (materiais com conteúdo de cada etapa de ensino) e aulas ao vivo transmitidas pela TV.

"O trabalho durante a pandemia foi para mitigar a perda de aprendizagem. O resultado demonstra que fomos para o caminho correto", disse.

No entanto, segundo especialistas, os números do Ideb 2021 podem esconder a realidade.

O índice, que vai de 1 a 10, é calculado com base na taxa de aprovação (porcentagem de alunos que não repetiram de ano) e nas notas do Saeb, uma prova de português e matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. No caso do 9º ano, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.

Em Minas, a rede estadual de ensino aplica a progressão automática nos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, mesmo reprovado em até três disciplinas, o estudante passa de ano.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, em 2021, a taxa de reprovação foi de 0,1% nos anos iniciais do ensino fundamental, de 2,4% nos anos finais e de 4,7% no ensino médio.

"É uma leitura que ainda nos traz dúvidas, não em referência aos critérios adotados, mas efetivamente na resposta se comparada a outros anos, se houve mesmo melhora ou piora (...) A gente precisará aguardar ainda análises mais substanciais dessas métricas todas para dizer se os nossos estudantes estão mesmo melhorando na educação", disse a consultora educacional Lilian Neves.

Reforço

Para recuperar as perdas de aprendizagem dos alunos, a rede estadual de Minas está investindo em reforço escolar. Atualmente, 90 mil estudantes estão matriculados em aulas de português e matemática.

O estado disse que está trabalhando também na expansão do ensino médio integral e na capacitação de professores.

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