Por g1 ES


Conheça os problemas que afetaram os dados do Ideb 2021

Conheça os problemas que afetaram os dados do Ideb 2021

O ensino médio do Espírito Santo alcançou a nota 4,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na manhã desta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Houve uma variação negativa de 0,3 pontos em relação à edição anterior, com dados de 2019, em que o Espírito Santo conquistou uma nota de 4,8. Entretanto, a avaliação mais recente foi realizada durante o período da pandemia da Covid-19, o que compromete a comparação com anos anteriores.

"A comparação entre os resultados deve ser evitada", afirma Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Leia também:

Os novos dados, coletados em 2021, devem ser interpretados com muita cautela para não levarem a conclusões enganosas. São números distorcidos, explicam especialistas ouvidos pelo g1: foram colhidos em condições que acabaram “mascarando”, de forma não intencional, o verdadeiro retrato da educação brasileira na pandemia.

“Estados que reabriram as escolas mais cedo, como Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo, já haviam voltado ao normal nas práticas de reter alunos. As taxas de aprovação deles vão puxar o Ideb para baixo. Não dá para compará-los com aqueles que tiveram aprovação automática”, disse Vitor de Angelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretário de Educação do Espírito Santo.

Estudantes ES — Foto: Reprodução / TV Gazeta)

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!