Dino
PUBLICIDADE

Por Dino

Uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Educa Insights, aponta que três em cada dez estudantes brasileiros usam ferramentas com IA (Inteligência Artificial) para realizar suas atividades.

O levantamento foi feito através de um questionário on-line com cerca de mil estudantes de diferentes regiões do Brasil. Segundo dados obtidos na pesquisa, 70% dos entrevistados já ouviram falar sobre inteligência artificial e 76% acreditam que é preciso ter mais tecnologia nas escolas.

Quando perguntados sobre a eficácia do uso da inteligência artificial no ambiente escolar, 86% dos participantes da pesquisa disseram acreditar que a IA será eficaz ou muito eficaz para resolver questionamentos ou problemas. Já 10% dos alunos entrevistados afirmaram não saber opinar e apenas 4% se mostraram céticos sobre a eficácia da inteligência artificial nos estudos.

Para Rogerio Gomes, CEO da WRG Marketing Digital, a maneira como se realizam pesquisas na internet está mudando a cada dia e esta mudança também pode ser observada no uso das ferramentas pelos estudantes. “É o novo mundo. E temos que aprender a lidar com ele, no sentido de encontrar o caminho para adaptar, cada vez mais, a tecnologia junto à educação”.

Gomes observa a adesão à IA generativa, inclusive como suporte ao aprendizado. “Antes, usávamos o buscador para realizar as mais diversas pesquisas, como microondas barato, Nova Concursos, INPO, Webnode ou Qualijet. Hoje em dia, muitas pessoas já estão considerando o uso de plataformas, como o ChatGPT, para obter respostas para suas mais diversas dúvidas e curiosidades - e os estudantes fazem parte deste grupo”, disse. “É preciso se atualizar para tirar o maior proveito da tecnologia”, conclui.

Suporte ao aprendizado

Um relatório produzido pela empresa de consultoria McKinsey, com base na entrevista de dois mil professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido, mostrou que os educadores gastam cerca de 13 horas semanais, de 20 a 40% do tempo de trabalho dos professores, em atividades que o uso de Inteligência Artificial poderia otimizar e automatizar.

Ainda segundo o levantamento, a preparação de aula é a atividade que apresenta maior oportunidade de automatização. O tempo gasto nesta ação poderia ser reduzido quase pela metade com o uso de IA, passando de 11 para seis horas semanais.

Gomes avalia que a inteligência artificial pode otimizar o tempo de aprendizado e estimular o pensamento criativo dos estudantes. “Estes serão os grandes avanços permitidos pela IA, tanto para os alunos, quanto para os professores: o acesso à ferramenta, com conhecimento, para otimizar as tarefas”, pontua o especialista.

Para saber mais, basta acessar: www.criarsites.com

Mais recente Próxima Mesmo em queda, roubo de cargas ainda dá prejuízos
Mais do Globo

Seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz, também foi desligado. O clube anunciou que o comandante interino será Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20

Vasco demite técnico Ramón Díaz após sofrer goleada para o Criciúma

Vítima foi ferida dentro de casa, após ataque de criminosos contra policiais, segundo a PM

Mulher atingida por disparo de arma de fogo em Tomás Coelho deixa hospital

Baiana se tornou a primeira medalhista olímpica do país a ser campeã no mais alto nível

Bia Ferreira supera argentina e se sagra campeã mundial no boxe profissional

Terceira derrota seguida da equipe eleva o tom das críticas da torcida, que aplaudiu adversário após 4 a 0

Vasco sofre goleada para o Criciúma em tarde de protestos contra Ramon Díaz e SAF

Presidente do Senado reage a ministro da Fazenda e afirma que 'admoestação' foi desnecessária

Pacheco diz que Haddad foi 'injusto' com Congresso e que responsabilidade fiscal  não significa adesão ao Executivo

Prefeito de São Paulo afirma que só vai definir em julho seu parceiro na chapa para reeleição e diz que o presidente da câmara, Milton Leite, "é um bom nome" entre outros

Nunes diz ter lista de dez nomes para vice e nega favoritismo de vereador

Outra vítima teve ferimentos graves; segundo o parque onde fica o monte, escalada 'envolve a navegação em uma mistura de rocha íngreme, gelo e neve'

Alpinista morre após cair mais de 300 metros em montanha no Alasca

Julgamento sobre a desoneração da folha de pagamentos foi interrompido no plenário virtual do STF após pedido de vista de Fux

‘Estaremos sempre abertos ao diálogo institucional’, diz ministro da AGU após críticas de Pacheco

Ação foi feita em parceria com a Força Nacional e a Funai

PF destrói ponte usada por exploradores ilegais de terra indígena no Pará

John Jacob Astor foi visto pela última vez fumando um cigarro enquanto navio naufragava

Relógio de ouro do passageiro mais rico do Titanic é vendido por valor recorde de R$ 7 milhões