Topo

Esse conteúdo é antigo

Huck: debate sobre Fundeb é tão fundamental quanto complexo para a educação

O apresentador Luciano Huck fala durante a Expo Magalu, realizada no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista - Felipe Rau/Estadão Conteúdo
O apresentador Luciano Huck fala durante a Expo Magalu, realizada no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

19/07/2020 17h07

O apresentador Luciano Huck, cotado como candidato à presidência nas eleições de 2022, disse que o debate sobre o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é fundamental.

"O debate sobre o novo Fundeb é tão fundamental quanto complexo para a evolução da Educação do país. Marcos Lisboa, do Insper, qualifica essa discussão ao enfrentar tabus com argumentos racionais", escreveu Huck no Twitter, indicando a leitura da coluna de hoje de Lisboa na Folha.

Em meio às discussões para votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Fundeb — o principal mecanismo de financiamento da educação básica —, o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou o "envolvimento e disposição" do ministro da Economia, Paulo Guedes no assunto.

A Economia tem ressalvas ao aumento da participação da União no fundo e a outros pontos do projeto, como o impedimento de que os recursos sejam usados para o pagamento de servidores aposentados na Educação.

Ontem, segundo reportagem da Folha, o governo sugeriu a líderes partidários que o fundo só começasse a vigorar a partir de 2022 e que a complementação adicional da União fosse repartida com o Renda Brasil, programa que deve substituir o Bolsa Família.

A nova versão da PEC do Fundeb determina o aumento gradual da complementação da União ao fundo, que é usado para financiamento da educação básica.

No texto apresentado na sexta-feira (17) pela relatora o aporte do governo federal sobe dos atuais 10% para 20% em seis anos. A proposta entrará na pauta da Câmara amanhã.